Portal do Governo Brasileiro

Campo Experimental de Palma em Frei Martinho (PB)/Rodeildo Clemente Campo Experimental de Palma em Frei Martinho (PB)/Rodeildo Clemente

 

A Revista Brasileira de Geografia Física, publicou em 22 de abril um artigo intitulado “Demanda e uso de nutrientes pela palma forrageira”. Durante o desenvolvimento do estudo, e um ano após as plantas forrageiras serem cultivadas, foram avaliados a eficiência de utilização de nutrientes em três variedades da palma forrageira: 1º Orelha de elefante mexicana 2º Miúda e  3º Baiana.  A pesquisa realizada em dois municípios paraibanos Condado (PB) e Riachão (PB) avaliou as variedades de palma resistentes à Cochonilha do Carmim que receberam durante todo o período do experimento quatro diferentes tipos de adubação: 1º Testemunha, 2º Esterco, 3º Esterco e Nitrogênio e 4º Adubação Mineral.

 

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as variedades de palma forrageira não apresentaram diferença em relação ao uso de nutrientes, e a eficiência fisiológica das variedades de palma forrageira foi em média 1,62 e 2,36 quilograma de biomassa por quilograma de nutriente aplicado.  Enquanto a eficiência de recuperação de nutrientes estabilizou em torno de 12% e 16%.

 

No município de Condado (PB) a eficiência de recuperação teve a seguinte ordem: K>P>Ca>N>C=Mg e; já no município de Riachão (PB)  seguiu-se o resultado: K>P>N>C=Ca=Mg. O tratamento com adubação mineral resultou em aumento significativo para a eficiência de uso de N, P e K em relação aos demais tratamentos.

 

Aldrin Pérez, explica que “em um sistema de produção para obtenção de palma-semente, no primeiro ano de cultivo é necessário o reabastecimento correto de K e P para manter o equilíbrio nutricional do sistema solo-palma.”

 

São autores do estudo os pesquisadores João Macedo Moreira, Aldrin Martin Pérez-Marin, Jucilene Silva Araújo, George Rodrigues Lambais e Aldo Torres Sales.

 

Elementos químicos:

 

O potássio é um elemento químico de símbolo K

O fósforo é um elemento químico de símbolo P

O azoto, nitrogénio ou nitrogênio é um elemento químico com símbolo N

O carbono é um elemento químico símbolo C

O cálcio é um elemento químico símbolo Ca

O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg

 

 

ACESSE O ARTIGO AQUI

Texto e imagem: Rodeildo Clemente
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS