Portal do Governo Brasileiro

Elemento Gráfico Elemento Gráfico

 

Em março, foi publicado  com a participação de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na Revista Agricultural and Forest Meteorology artigo científico intitulado de “Processos biofísicos da evapotranspiração da Caatinga”, título original em inglês Environmental and biophysical controls of evapotranspiration from Seasonally Dry Tropical Forests (Caatinga) in the Brazilian Semiarid.

 

O estudo avaliou a variabilidade sazonal e interanual da evapotranspiração (ET) e o controle biofísico e características (condutância de superfície; coeficiente de desacoplamento; razão entre evapotranspiração real e evapotranspiração de equilíbrio) em um ambiente preservado do bioma Caatinga durante dois anos secos.

 

Aldrin Perez, pesquisador do Núcleo de Agroecologia e Combate à Desertificação do Insa, explica que “as medições foram realizadas usando um sistema de covariância por redemoinho no período de 1 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2015.” Para concluir o raciocínio de que “um estudo sobre esse assunto e com este nível de detalhe neste bioma é sem precedentes.”

 

O estudo demonstra que no período seco, o bioma Caatinga apresenta os menores valores de evapotranspiração real como consequência da falta de água e que tal fato favorece o fechamento estomático (entrada e saída de íons potássio (K+) das células-guardas) parcial , reduzindo a condutância de superfície. O oposto ocorre na estação chuvosa, quando as médias de evapotranspiração real  e condutância (passagem de corrente elétrica) de superfície apresentam os valores mais altos.

 

Em sínteses o estudo demonstra que o bioma Caatinga é mais resistentes ao uso da água,  evitando assim o estresse hídrico causado pela baixa disponibilidade de água.

 

São autores do estudo os pesquisadores Thiago V. Marquesa, Keila Mendesa, Pedro Muttia, Salomão Medeirosc, Lindenberg Silvad,Aldrin M. Perez-Marinc, Suany Camposa, Paulo S. Lúcioa,e, Kellen Limaa, Jean dos Reisa,Tarsila M. Ramose, Daniel F. da Silvae, Cristiano P. Oliveiraa,e, Gabriel B. Costaf,Antonio C.D. Antoninog, Rômulo S.C. Menezesg, Cláudio M. Santos e Silvaa,e  Bergson Bezerra.

 

ACESSE O ARTIGO AQUI

 

Texto:Rodeildo Clemente
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS