Portal do Governo Brasileiro

O Programa Centelha Paraíba, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada na Paraíba pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ), disponibilizou a lista final de aprovados no programa.

 

Após 10 meses de lançamento e três fases repletas de capacitações e workshops, o programa Centelha chega à seleção final, divulgando a lista com o resultado final das 31 propostas que serão contemplados com até R$ 60 mil em subvenção do Governo do Estado, por meio da FAPESQ e da FINEP.

No total foram mais de 540 propostas de negócio, submetidas por 1.480 participantes, de 40 municípios paraibanos, nas quais seus proponentes passaram por três fases com capacitações, workshops e ações relacionadas ao sucesso de uma startup, com especialistas de diversas áreas abordadas nestes eventos. 

 

Conforme previsto em Edital, os recursos disponibilizados serão destinados à subvenção econômica dos projetos de inovação, no valor total de R$ 60 mil por proposta. Tendo em vista que algumas das propostas aprovadas não solicitaram o valor total da subvenção, houve saldo remanescente, permitindo ampliar a contratação para 31 propostas.

 

A FAPESQ informa que manterá o calendário da fase de contratação e, a depender dos desdobramentos relativos ao Covid-19, poderá ser divulgado um novo cronograma para a fase de contratação dos projetos aprovados. As propostas selecionadas são dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Queimadas, Cabedelo, Guarabira, Cajazeiras e Areia.

 

Como funciona

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

 

Veja aqui a relação das propostas selecionadas

 

Texto: Helda Suene de Araújo


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS