Portal do Governo Brasileiro

Palestra da agricultora Josefa Gomes ValentimPalestra da agricultora Josefa Gomes Valentim

 

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o protagonismo da mulher na agricultura familiar, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) em parceria com Centro de Ação Cultural (Centrac), realizou na tarde da última sexta-feira, dia 13, mais uma sessão Cineclube Outros Olhares, que vez dessa abordou a importância do trabalho da mulher, propondo relações igualitárias e que contribuem para a soberania alimentar.

 

O evento contou com a participação agricultoras, sindicalistas, membros de Clubes de Mães de diferentes comunidades (Logradouro, Estreito, Lucas e Salgadinho), e alguns membros da academia.

 

O documentário exibido durante a atividade foi “As Sementes”, dirigido pelo cineasta Beto Novaes, que é um registro das trajetórias de vida de mulheres agricultoras que participam ativamente dos movimentos agroecológicos no Brasil e que se tornaram referências e/ou lideranças sociais e políticas em seus territórios.

 

Logo após a exibição do filme, as mulheres participaram de um debate, que teve como interlocutora a agricultora Josefa Gomes Valentim, uma das lideranças em agroecologia na região de Campina Grande. Durante o encontro Josefa fez relatos da sua experiência na busca por relações igualitárias e por maior empoderamento das mulheres na luta por mais liberdade de gênero e autonomia econômica.

 

Zefinha, como é mais conhecida, contou que foi apresentada à perspectiva da agroecologia através de um padre, e, por meio da igreja católica se aproximou mais intimamente dos problemas e anseios da comunidade. A partir daí se organizou com outras mulheres (formando grupos de ajuda mútua) e, na sequência, finalmente aderiu ao sindicato.

 

Após o relato da agricultora várias outras mulheres, também deram seus depoimentos e contaram como a agroecologia trouxe mais qualidade de vida, protagonismo e autonomia financeira diante das questões familiares.

 

Ao final das colocações, os organizadores do evento sortearam cartilhas explicativas sobre algumas técnicas agroecológicas, além de distribuírem calendários com projetos gráficos voltados ao tema.

 

Exibição do documentário "As Sementes"Exibição do documentário "As Sementes"Cineclube Outros Olhares 


O Cineclube Outros Olhares é uma inciativa do Projeto Semiárido em Tela, que pretende promover a discussão e reflexão coletiva, por meio do cinema, sobre temas voltados ao Semiárido brasileiro. Desse modo, as ações itinerantes são direcionadas para um público diversificado de estudantes, professores, crianças e idosos.

 

Projeto Semiárido em Tela

O projeto pretende estimular por meio de oficinas de cinema, roteiro, fotografia e produção de vídeos, a divulgação de conhecimentos científicos e tradicionais sobre o Semiárido brasileiro.

 

 

 

 

 

Texto: Renally Amorim

Colaboração: Cristiane Albuquerque (Abarca Cultural)

Fotos: Felipe Lavorato



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS