Portal do Governo Brasileiro

Divulgação Divulgação

 

Na próxima quarta-feira, dia 19, o auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) sediará o primeiro Seminário de Pesquisa do Núcleo de Desertificação e Agroecologia para o ano de 2020. O evento terá como tema a “Saúde dos solos” e contemplará a defesa pública da dissertação “Qualidade de solos em agroecossistemas camponeses no território da Borborema”, de autoria do agroecólogo David Marx Antunes de Melo, concluinte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPB (Campus III - Bananeiras).

 

O trabalho, que teve como orientador o Dr. Alexandre Eduardo de Araújo e coorientador o Dr. Aldrin M. Pérez-Marin, buscou avaliar a saúde dos solos de sistemas camponeses de produção em três municípios da mesorregião da Borborema: Solânea, Casserengue e Serraria. Contando com a infraestrutura laboratorial da Universidade Federal da Paraíba e do Insa, a pesquisa utilizou de análises quantitativas e qualitativas (Cromatografia de Pfeiffer) e técnicas estatísticas multivariadas a partir de indicadores físico-químicos e biológicos.

 

As informações e resultados obtidos serão apresentados à comunidade científica e à sociedade em geral a partir das 14h, ocasião na qual haverá também uma mística de abertura e um coffee break para todos os presentes.

 

Texto e foto: Núcleo de Desertificação e Agroecologia
Edição: Ascom do Insa


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS