Portal do Governo Brasileiro

Cartilha lançada pelo Núcleo de Produção VegetalCartilha lançada pelo Núcleo de Produção Vegetal

 

A palma forrageira (Opuntia sp.) é uma planta que se adapta facilmente às condições do Semiárido, apesar da variação de climas, solos e relevos do bioma. Seu uso é diverso, sendo considerada uma alternativa eficaz para manutenção da pecuária - como fonte de alimento e água para os ruminantes. Dessa forma, sua relevância se estende diretamente aos campos econômico, social e ambiental.

 

Historicamente era vista como uma planta resistente e rústica, e que por isso não necessitava de maiores cuidados. Por isso, os agricultores geralmente reservavam as áreas menos férteis da propriedade para o seu plantio. Contudo, com o passar do tempo, esta visão que a excluía do que era considerada cultura agrícola, vem aos poucos sendo extinta, e o seu manejo seguindo um tratamento mais adequado

 

Com intuito de conscientizar a população sobre a importância da palma forrageira para o ecossistema, os pesquisadores Jucilene Araújo, Daniel Duarte, Elder Cunha, Evaldo Félix, Thyago Aires, e Washington Benevenuto, do Núcleo de Produção Vegetal idealizaram e produziram a cartilha “Palma Forrageira – Plantio e Manejo”.

 

O produto que contém informações precisas e detalhadas, com linguagem clara e dinâmica, munido de resultados de pesquisas científicas, terá grande valia tanto para agricultores e agricultoras que têm o contato diário com a planta, quanto para estudantes das ciências agrárias, técnicos e técnicas que prestam assistência na região do Semiárido. A praticidade do material guia o leitor a diversos estágios do cultivo da palma, como o plantio, adubação, consórcio e subirrigação, entre outros, acompanhados de imagens para facilitar a compreensão

 

Segundo a pesquisadora do Núcleo de Produção Vegetal, Jucilene Araújo, a ideia de produzir a cartilha veio da necessidade que o núcleo tinha desde que começou a realizar pesquisas com variedades resistentes a Cochonilha-do-Carmim, de criar um material próprio que reunisse informações sobre a cactácea para a sociedade.

 

A primeira edição foi lançada na última sexta-feira (31), na cidade de Frei Martinho (PB) em um dia de campo organizado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) - através dos Núcleos de Produção Animal, Vegetal e Recursos Hídricos - e a prefeitura municipal, com o apoio do Banco do Nordeste e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep/MG).

 

Na ocasião, foram distribuídos para os agricultores presentes, raquetes-sementes da palma forrageira resistente à praga Cochonilha-do-Carmim irrigada com a água tratada de esgoto, juntamente com aproximadamente 150 exemplares da cartilha.

 

 

CARTILHA “PALMA FORRAGEIRA: PLANTIO E MANEJO”

 

 

Texto: Elaine Campelo
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS