Portal do Governo Brasileiro

Pesquisador do Insa explica aos agricultores funcionamento do sistema de irrigação com água tratada de esgoto. Pesquisador do Insa explica aos agricultores funcionamento do sistema de irrigação com água tratada de esgoto.

 

Dia de Campo em Frei Martinho (PB) ofertou treinamento técnico e distribuiu centenas de raquetes-sementes de palma, resistente à Cochonilha-do-Carmim, irrigada com água de esgoto tratado para produtores rurais da região.

 

Na última sexta-feira, dia 31, os pesquisadores dos Núcleos de Produção Vegetal, Animal e Recursos Hídricos do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), realizaram um Dia de Campo no Município de Frei Martinho (PB). O evento constitui-se em um momento de apresentação de resultados para a população do Projeto Segurança forrageira e produção madeireira em bases agroecológicas no Semiárido brasileiro”, que tem financiamento do Banco do Nordeste, e realização do Insa/MCTIC e da Prefeitura Municipal de Frei Martinho (PB), com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

 

O projeto desenvolvido no município de Frei Martinho (PB), localizado na Região Geográfica de Cuité-Nova Floresta, possui população total de 2.933 habitantes e, desses, cerca de 38 % residem na zona rural. Dentre os convidados para o Dia de Campo estavam presentes os prefeitos de Frei Martinho (PB), Aguifaildo Lira Dantas, e  de São Fernando (RN), Polion Medeiros Maia, além do Secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Luiz Couto e da Secretária de Agricultura de Frei Martinho (PB), Isabelle Cristina Dantas de Souza Lima.

 

Na ocasião, parte significativa da equipe de pesquisadores bolsistas do Insa ministraram oficinas técnicas para os agricultores familiares sobre: 1º Água Residuária para fins agrícolas 2º Palma Forrageira: Cultivo e Manejo 3º Manejo de Consórcios nas palmas forrageiras e 4º Alimentação Animal.

 

Ao final foram distribuídas para os agricultores cadastrados raquetes-sementes da palma forrageira resistente à praga Cochonilha-do-Carmim irrigada com a água tratada de esgoto, plantadas no município de Frei Martinho (PB).  

 

A equipe de pesquisadores do Insa, foi formada por Jucilene Araújo, titular do Núcleo de Produção Vegetal, Geovergue Medeiros, titular do Núcleo de Produção Animal, e os demais pesquisadores integrantes das áreas citadas: Ana Beatriz Araújo, Stephen Emanuel, Carlos Alberto Cassimiro, Raucha Carolina, Emilianny Magalhães, Felipe Lavorato,  Francisco Mesquita, George do Nascimento, Thiago Costa Ferreira, Gustavo Pires, Laís Dória Lima, Marcelo Correia Pereira, Marinando José Júnior, Matusalém Santos, Ronaldo Gomes dos Santos, Evaldo dos Santos, Thiago Aires de Souza, Tarcísio Filho e Elder Lira.

 
Texto e foto: Rodeildo Clemente
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Pesquisadora Jucilene Araújo parabeniza agricultores pelo esforço empreendido no Projeto de Irrigação da Palma.Pesquisadora Jucilene Araújo parabeniza agricultores pelo esforço empreendido no Projeto de Irrigação da Palma.

 

Diretor do Insa explica projeto de irrigação com água de reúso para visitantes. Diretor do Insa explica projeto de irrigação com água de reúso para visitantes.

 

Diretor do Insa e Secretário de Agricultura Familiar da PB, Luiz Couto, observam colheita da palma forrageira. Diretor do Insa e Secretário de Agricultura Familiar da PB, Luiz Couto, observam colheita da palma forrageira.

 

Agricultor assina termo de recebimento das raquetes-sementes de palma forrageira. Agricultor assina termo de recebimento das raquetes-sementes de palma forrageira.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS