Portal do Governo Brasileiro

                                                                                                                 

LogomarcaLogomarcaHoje, dia 17 de janeiro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu oitavo ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo  Insa.

Na retrospectiva do ano de 2019, o boletim destaca a visita do Ministro Astronauta Marcos Cesar Pontes, no dia 13 de abril, para inauguração do Centro de Tecnologia de Testes de Dessalinização (CTTD), que permite expandir o acesso à água potável dessalinizada para as populações rurais difusas do Semiárido brasileiro.

Outro acontecimento importante foi o lançamento no dia 18 de setembro, do Portal da Desertificação: dados e indicadores do Semiárido brasileiro, através do projeto de pesquisa Sistema de Monitoramento do Semiárido Brasileiro (SIMSAB). O Portal reúne um conjunto de indicadores que refletem as múltiplas relações entre a sociedade e a natureza, produzidos a partir de dados das esferas ambiental, socioeconômica e institucional.

 

 

 O boletim também ressalta o acordo do Insa com nove estados do NE, na XVI reunião do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, realizada entre os dias 11 e 13, em Teresina (PI).  O acordo de Cooperação-Técnica entre o Instituto Nacional do Semiárido e os Estados Nordestinos simboliza um horizonte de novas oportunidades para a junção da ciência produzida pelo Insa/MCTIC, e das ações públicas estaduais para benefício da sociedade do Semiárido


Além dos acontecimentos citados, o informativo também destaca a participação do Insa no desafio “banheiros mudam vidas” da marca Neve.  O instituto está entre os 12 finalistas, com o projeto “Sistema de Tratamento de Esgoto e de Reuso Agrícola Familiar”, que visa desenvolver tecnologias de tratamento de esgoto com o objetivo de produzir água de reuso para fins em propriedades rurais. O concurso ainda está em andamento, com data de encerramento prevista para o dia 19 de fevereiro de 2020.

                                                                                                               

Para ler o Boletim Informativo na íntegra, clique aqui.

 

 

 

 

 Texto: Elaine Campelo
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.










NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS