Portal do Governo Brasileiro

No V EEPIEA, o Insa foi premiado cinco vezes em várias categoriasNo V EEPIEA, o Insa foi premiado cinco vezes em várias categorias

 

Pesquisadores do Núcleo de Desertificação e Agroecologia e do Núcleo de Produção Vegetal do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), obtiveram cinco trabalhos premiados no V Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia (EEPIEA), realizado entre os dias 10 e 12 deste mês na cidade de Picuí (PB).
 
Ao todo, os dois Núcleos do INSA tiveram quinze trabalhos aprovados no evento, divididos entre as modalidades de Inovação e Pesquisa. O Núcleo de Desertificação e Agroecologia, responsável por seis submissões, conquistou dois prêmios na modalidade Inovação, são estes:
 
2º lugar - Tratamentos físicos para a promoção de germinação em sementes de Pereiro, produzido por Thiago Costa Ferreira; Fábia Shirley Ribeiro Silva; Manoel Rivelino Gomes de Oliveira e Aldrin M Perez-Marin.
3º lugar - Basideomiceto, comumente descrito como degradador de madeira, foi encontrado decompondo Caroá, de autoria de Thiago Costa Ferreira; Fábia Shirley Ribeiro Silva e Aldrin M Perez-Marin
 
O Núcleo de Produção Vegetal, por sua vez, foi responsável por nove submissões, dos quais quatro foram selecionadas para as dez vagas do painel de apresentações orais. O Núcleo conquistou três prêmios na modalidade Pesquisa:
2º Lugar - Desempenho produtivo de variedades de palma forrageira sob adubação com diferentes insumos orgânicos, produzidos por Jucilene Silva Araújo; Elder Cunha de Lira; João Batista Taveira Freitas; Múcio Vieira Freire; Wallace Jordane Silva Souza e Walter Efraim Pereira
 
3º Lugar - Dinâmica fotossintética e eficiência do uso da água de palma forrageira consorciada em solo sem e com cobertura morta, pelos autores: José Thyago Aires Souza; João Everthon da Silva Ribeiro; Isaías Vitorino Batista Almeida; José Pereira do Nascimento; João Paulo Farias Ramos e Tarcísio José Oliveira Filho.
 
3º Lugar - Produtividade de variedades de palma forrageira resistentes à Cochonilha-do-carmim sob adubação com fontes orgânicas, por Jucilene Silva Araújo; Daniel Duarte Pereira; Evaldo dos Santos Felix; José Thyago Aires Souza; Walter Esfraim Pereira; Washington Benevenuto Lima.
 
O encontro, que teve como tema “A Agroecologia e o Bem Viver no Semiárido”, foi sediado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e contou ainda com oficinas, minicursos, mesas redondas, palestras e lançamento de livros, além de um concurso fotográfico e programações culturais. Os trabalhos premiados serão publicados como resumo expandido nos anais do evento e em livro a ser editado no próximo ano.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS