Portal do Governo Brasileiro

 

Turma do minicurso sobre a criação de galinhas de capoeira, ministrado pela pesquisadora Marilene MeloTurma do minicurso sobre a criação de galinhas de capoeira, ministrado pela pesquisadora Marilene Melo

 


  A 5º edição do EEPIEA, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de dezembro no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí, teve como tema: “A Agroecologia e o Bem Viver no Semiárido”. Segundo os organizadores, “o conceito de Bem Viver dá oportunidade de imaginar outros mundos, de pensar um novo modelo de convivência com o semiárido, onde o uso dos recursos naturais respeite os limites da natureza e que os saberes dos povos destes biomas sejam respeitados e possam dialogar com a academia”.
 
O Núcleo de Produção Animal do INSA, através da pesquisadora Marilene N. Melo, ministrou um minicurso intitulado “Criação Agroecológica de Galinhas de Capoeira” para cerca de 30 pessoas, em sua maioria, agricultoras familiares articuladas pelo Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), ONG vinculada a ASA Paraíba com sede em Picuí e atuação no Curimataú paraibano. Colaborou como facilitadora Laura Ana Alves, estudante do Bacharelado de Agroecologia da UEPB.
 
Durante o minicurso refletiu-se sobre a importância da diversidade de espécies animais na agricultura familiar como estratégia para a convivência com o semiárido, destacando-se as galinhas de capoeira pela contribuição significativa na segurança alimentar da família e na geração de renda para as agricultoras.
 
Para a pesquisadora “As galinhas de capoeira trazem às mulheres bem estar e alegria, reforçam relações sociais, e fortalecem a identidade como agricultora”.
 
Baseados nos estudos sobre o comportamento das galinhas de capoeira, que foram abordados no minicurso, temas como: instalações, manejo higiênico-sanitário, manejo reprodutivo e alimentação, onde foram resgatadas práticas naturais utilizadas pelas agricultoras para prevenção e tratamento de doenças nas galinhas. Além disso, foram apresentadas as funções importantes que as galinhas de capoeira cumprem no agro ecossistema, tais como: controle biológico dos insetos e ectoparasitos; aração e fertilização da terra.
 
O minicurso fez parte da programação do evento, que foi organizado pelo NEA – Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFPB, e teve como objetivo principal promover espaço de interação, diálogo e construção de conhecimento nas diversas áreas da agroecologia.

 

 Texto: Elaine Campelo
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Pesquisadores do Insa



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS