Portal do Governo Brasileiro

 

O Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (II CIIERD) ocorreu na cidade de Juazeiro da BahiaO Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (II CIIERD) ocorreu na cidade de Juazeiro da Bahia

 

O II CIIERD, que aconteceu no período de 04 a 07 de dezembro, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro da Bahia, teve como tema: Territorialidades, Mudanças Climáticas, Agroecossistemas e Premissas para o Desenvolvimento Sustentável. O Objetivo principal foi debater a temática geral e, assim, proporcionar novas experiências, e gerar possíveis soluções para os problemas relacionados à extensão rural e o seu desenvolvimento.
 
O Instituto Nacional do Semiárido, Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contribuiu com o evento através do pesquisador do Núcleo de Recursos Hídricos, Rodrigo de Andrade Barbosa, que integrou a mesa redonda denominada: “Mudanças Climáticas, Agroecossistemas e Sustentabilidade”, mediada pela professora da UNIVASF, Miriam Cleide Cavalcante de Amorim. Além do pesquisador do Insa, a mesa de debates foi composta por Giovanne Henrique Sátiro Xenofonte - Coordenador do Programa de Comunicação e Mobilização de Recursos, do Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (CAATINGA); e pelo Coordenador de Projetos no Eixo Clima e Água, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada ( IRPAA), Clérison dos Santos Belém .
 
Os temas abordados foram baseados nas experiências com o tratamento de águas cinzas e esgoto total, no âmbito familiar e rural, em seus respectivos territórios e campo de atuação: CAATINGA - Chapada do Araripe (PE); INSA - Campina Grande (PB); e IRPAA - Território Sertão do São Francisco (BA). Durante o debate também se evidenciou o “reuso de águas residuárias como instrumento de formação, mudança cultural e construção de propostas de saneamento rural apropriado, no contexto da convivência com o Semiárido brasileiro”. 
 
O congresso foi promovido pelo Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e pelo Mestrado em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e contou em sua programação com 20 oficinas e 33 minicursos de assuntos diversos, dentro da temática geral.

 

 

Texto: Elaine Campelo
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.









NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS