Portal do Governo Brasileiro

Ilustração Ilustração

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), abre hoje, dia  02 de dezembro, a inscrição para  trinta (30) vagas em Minicurso de Químio-informática Aplicada às Ciências Ambientais. A atividade será ministrada pelo ph.D. Eugene Muratov, professor emérito pela Universidade da Carolina do Norte, dos Estados Unidos da América e Marcus Tullius Scotti  professor doutor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

O curso acontecerá no dia 17 de dezembro de 2019, na sede do Insa/MCTIC, em Campina Grande (PB), e terá carga horária de quatro horas. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados devem enviar  os seguintes dados 1º Nome Completo 2º Formação Acadêmica 3º Resumo, de até 15 linhas, de manifestação de interesse para participação do curso para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , ainda  se ressalta que os interessados devem enviar a inscrição com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A programação contemplará os seguintes tópicos: 01) Tópicos de Químio-informática e suas aplicações em ciências ambientais 02) Análise de biodiversidade 03) Quimiotaxonomia  04) Bioprospecção 05) Ecotoxidade aquática 06) Recursos hídricos, entre outros. 

 

Os participantes terão direito a um certificado do curso expedido pela Coordenação de Pesquisa do Insa/MCTIC, as inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, dia 06 de dezembro. As 30 vagas  iniciais serão destinadas aos participantes externos, mas pesquisadores do Insa podem participar das atividades. Não há pré-requisitos mínimos para a inscrição.  O curso acontecerá nos horários pela manhã de 10:00 às 12:00 horas e a tarde de 14:00 até às 16:00 horas. 

 

A definição de Químio-informática

 

A Químio-informática é uma área científica que utiliza metodologias informáticas para resolver problemas de Química normalmente associados à utilização de informação sobre estruturas moleculares. Tem grande impacto na indústria farmacêutica ao nível dos processos de descoberta de novos fármacos e tem um impacto crescente na área ambiental para a estimativa do risco associado aos produtos químicos existentes no mercado.

 Atualizado às 11:32, às 03/12

 

Texto: Rodeildo Clemente
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Ilustração 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS