Portal do Governo Brasileiro

 

Esta visita faz parte de uma iniciativa do MCTIC por meio da secretária de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle para otimizar a capacidade científica do País, através da pesquisa

 

Na manhã desta sexta-feira (22), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), recebeu na sua sede administrativa a visita do Secretário de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEPLA/MCTIC) o Brigadeiro Antônio Franciscangelis Neto e sua equipe de diretores. Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo diretor do Insa Salomão Medeiros, o coordenador de pesquisa Ricardo Lima, o coordenador de administração Everaldo Silva e a Chefe de serviço Claudia Ribeiro.

. Salomão Medeiros, diretor do Insa, apresentou a infraestrutura, e os projetos científicos desenvolvidos no Instituto. Salomão Medeiros, diretor do Insa, apresentou a infraestrutura, e os projetos científicos desenvolvidos no Instituto.

 

A visita de caráter institucional teve como objetivo conhecer a infraestrutura e os projetos desenvolvidos no Insa, para através de um plano estratégico integrá-lo a estrutura de ações MCTIC, visando ao alinhamento institucional, à otimização de esforços, à potencialização e ao compartilhamento das informações e da infraestrutura existentes, viabilizando a cooperação entre Unidade de Pesquisa e Ministério.

A SEPLA é responsável pelo alinhamento de todas as ideias e operações do MCTIC, gerenciando, medindo e avaliando o andamento dos projetos.

 

Durante o encontro o diretor de Planejamento estratégico Carlos Tadeu Assunção de Pinho, realizou a apresentação do mapa estratégico do MCTIC 2020-2030, que será posta em prática a partir do próximo ano e está divido em 5 eixos: Referências estratégicos; Perspectivas de Resultados do Governo 2020-2023; Perspectivas de Resultados Institucionais (MCTIC 2020-2023); Perspectiva Intraorganização e Perspectiva de Sustentação. Essa é a principal ferramenta para visualizar a missão, a visão de futuro, os valores e os objetivos agrupados em diferentes perspectivas.

 

Apresentação do mapa estratégico do MCTIC 2020-2030Apresentação do mapa estratégico do MCTIC 2020-2030

 

Ainda durante o encontro a equipe conheceu o sistema de captação e armazenamento de água de chuva e visitaram os complexos de laboratórios do Insa Celso Furtado que abriga as pesquisas nas áreas de Produção Animal, Reprodução Animal, Ecofisiologia, Ecologia Vegetal e Miguel Arraes, que corresponde as áreas de Biotecnologia, Recursos Naturais, Agroindústria, que ficam localizados na Estação Experimental Ignácio Salcedo.

 

Acompanharam também o secretário na visita o José Eduardo Portella Almeida (Chefe de Gabinete SEPLA); Marcelo Conforto de Alencar Moreira (Coordenador de Modernização Organizacional do Departamento de Indicadores e Otimização de Processos) e Diogo de Oliveira Querol (Assessor da Coordenação-Geral de Alinhamento de Programas).

 

A equipe conheceu os laboratórios, como os do Núcleo de Biodiversidade, onde são desenvolvidas as experiências, A equipe conheceu os laboratórios, como os do Núcleo de Biodiversidade, onde são desenvolvidas as experiências,

 

Encaminhamento

Visando uma aproximação com as estratégias de organização da SEPLAN, o Insa irá organizar dois projetos (Tratamento de água de esgoto e Segurança da palma forrageira).

 

 Texto: Ascom do Insa

Fotos: Felipe Lavorato


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS