
Na última quarta feira, dia seis, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia,Inovações e Comunicações (MCTIC), recebeu nas suas instalações a turma do quarto período de medicina veterinária da Faculdade Nova Esperança (FACENE), Campus João Pessoa (PB).
A turma, composta por aproximadamente quarenta alunos foi recepcionada por integrantes dos Núcleos de Popularização da Ciência, Produção Animal e Produção Vegetal, pelos pesquisadores Chateaubriand Almeida, Jaqueline Oliveira, George Vieira, Jucilene Araújo e Geovergue Medeiros. Durante todo o dia os alunos conheceram a infraestrutura laboratorial, e as técnicas e estratégias utilizadas nos núcleos de pesquisa do instituto.
Pesquisadora Emilianny Magalhães do Núcleo de Recursos Hídricos
Foram demonstradas experiências técnicas acerca da: 1° Preservação, conservação, alimentação e reprodução do Gado Curraleiro Pé-Duro, 2° Cultivo da palma forrageira resistente a cochonilha do carmim e conservação de forragens nativas, além do tratamento de esgoto para reúso agrícola. Os alunos também conheceram a Estação Experimental Prof. Ignacio Salcedo, onde puderam acompanhar de perto o andamento das últimas pesquisas, assim como ter experiências práticas com base no desenvolvimento científico no Semiárido.
Para agendar uma visita guiada ao Insa, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Popularização da Ciência pelo telefone: 3315-6428, ou pelo E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pesquisadores Vanessa Nóbrega e Carlos Cassimiro do Núcleo de Biodiversidade
Geovergue Medeiros, pesquisador responsável pelo Núcleo de Produção Animal do Insa
Texto: Elaine Campelo