Portal do Governo Brasileiro

 

Pesquisadores do Insa no ll Encontro de Caprinocultores do Território do CurimataúPesquisadores do Insa no ll Encontro de Caprinocultores do Território do Curimataú

 

Durante o período de 17 a 19 de outubro, os pesquisadores do Núcleo de Produção Animal e Vegetal do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/ MCTIC) participaram do II Encontro dos Caprinocultores do Curimataú Paraibano (II  ECTC), evento que acontece no município de Barra de Santa Rosa (PB) e visa fortalecer a caprinocultura leiteira no âmbito produtivo e social.

 

As atividades foram todas voltadas ao cumprimento do objetivo geral do evento, tal como a realização de um Torneio Leiteiro, Exposições de Caprinos Leiteiros e de Corte, distribuição de raquetes de Palma Forrageira Resistente à Cochonilha do Carmim e mudas de Plantas Frutíferas e Forrageiras.

 

A programação também agregou palestras sobre a Caprinocultura, que foram pautadas em tópicos de Assistência e Assessoria Técnica para Agricultura Familiar, Comunicação e Marketing para Agricultura Familiar e A Importância Econômica da Caprinocultura para o Estado da Paraíba. Além disso, foi realizado Curso de Cooperativismo, assembleia de criação da Cooperativa do Curimataú e Seridó Paraibano, apresentações culturais da região e outras ações voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Semiárido.

 

Na oportunidade, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/ MCTIC) foi um dos parceiros do Encontro e esteve representado pelos pesquisadores Carlos Trajano, George Vieira, Geovergue Medeiros, Severino Guilherme e Romildo Neves, dos Núcleos de Produção Animal e Vegetal.

 

As atividades desenvolvidas pelos pesquisadores estiveram concentradas na Exposição dos Caprinos Leiteiros e de Corte e também no Torneio Leiteiro.  

 

Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Estado da Agricultura Familiar, os representantes das outras instituições governamentais e sociais (AFINC E SENAR), o representante do Banco do Nordeste e os produtores de cerca de dez municípios dos territórios do Curimataú e Seridó.

 

Para o presidente do II ECTC, Adriano Leite, o evento foi um sucesso e se configura como ponto estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Território do Curimataú paraibano. Para o pesquisador titular do Insa, Geovergue Medeiros, este evento foi mais um importante passo para iniciar a revitalização da Caprinocultura Leiteira da região do Curimataú.

 

 

Texto: Dandara Araújo (Ascom do Insa)

e Romildo Neves (Núcleo de Produção Animal)

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS