Portal do Governo Brasileiro

 

Pesquisadora Dra. Rita de Cássia iniciando a produção de mudas de plantas nativas da CaatingaPesquisadora Dra. Rita de Cássia iniciando a produção de mudas de plantas nativas da Caatinga

 

Iniciativa da pesquisadora Dra. Rita de Cássia Alves do Núcleo de Recursos Hídricos do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/ MCTIC), foi realizado no município de Lucrécia (RN), uma série de oficinas com o tema “Agricultura e Pesquisa na Escola: A Criança e o Adolescente como Cientista”, durante o período de 15 a 17 de outubro.

 

O evento que reuniu cerca de 200 crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos, teve como objetivo principal agregar conhecimento através de experiências que tivessem relação com a relevância das plantas e também da água no Semiárido, bem como a produção de mudas de plantas nativas da Caatinga e algumas frutíferas.   Na programação, houve também uma dinâmica de conversação sobre Agricultura e Reúso  no Semiárido.

 

Ciência na Escola: plantação de mudas nativas da CaatingaCiência na Escola: plantação de mudas nativas da Caatinga

 

A pesquisadora do Insa afirma que o tema escolhido teve como intuito destacar a importância da agricultura, promover experimentos que podem ser colocados em prática no dia-a-dia, trazendo a Ciência para escola, para casa e também conscientizar os participantes acerca da preservação do meio ambiente de maneira sustentável para um futuro melhor.

 

Na programação que ressalta a magnitude do “fazer Ciência em casa”, a sequência de atividades esteve distribuída nas escolas Unidade de Ensino I Agostinho Batista do Nascimento, Unidade de Ensino II Gabriel Galdino da Cunha e Escola Municipal Amaro Bandeira de Araújo do Município de Lucrécia (RN).

 

Ciência na Escola: pesquisadora do Insa demonstrando experimentosCiência na Escola: pesquisadora do Insa demonstrando experimentos

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/ MCTIC) disponibiliza as instalações para atividades que tenham como enfoque a popularização da Ciência no meio acadêmico através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com a pesquisadora correspondente, Jaqueline Oliveira.

 


Texto: Dandara Araújo (Ascom do Insa)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS