Portal do Governo Brasileiro

Pesquisador do Insa realizando sua apresentação no eventoPesquisador do Insa realizando sua apresentação no evento

 

Com intuito de contribuir com o acesso dos brasileiros ao saneamento básico e a uma melhor condição de vida, a marca NEVE está lançando em 2019, a 1ª edição do Programa de Aceleração de iniciativas inovadoras no setor de saneamento. Tal programa tem como objetivo apoiar iniciativas existentes que atuam na melhoria da questão de esgotamento sanitário no Brasil, com vistas a fortalecer tanto o impacto positivo quanto a sustentabilidade financeira de suas operações.

 

O foco prioritário é o apoio à projetos e negócios que ofereçam soluções inovadoras para ao menos um dos desafios do programa e que tenham potencial de gerar impacto socioambiental nas mais diversas comunidades brasileiras.

 

Os desafios do programa são: Sensibilizar e mobilizar a população quanto a importância da coleta de esgoto; Implementar tecnologias inovadoras de coleta e tratamento de esgoto doméstico e Promover o tema como pauta prioritária na agenda política.

 

O programa será composto por um conjunto de interações em Oficinas presenciais e virtuais entre os Participantes e o Executor Técnico, com o apoio do Organizador. As oficinas presenciais estão acontecerão em São Paulo nas respectivas datas: 1) Oficina de Pré-Seleção das iniciativas: 08, 09 e 10 de outubro de 2019; 2) Oficina Intermediária: 10, 11 e 12 de dezembro de 2019; 3) Oficina de Encerramento: 18 e 19 de fevereiro de 2019.

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), está sendo representado no desafio pelo pesquisador da área de Recursos Hídricos Mateus Mayer, e está entre os 12 finalistas com o projeto intitulado "Sistema de Tratamento de Esgoto e de Reúso Agrícola Familiar", que visa desenvolver tecnologias de tratamento de esgoto com o objetivo de produzir água de reuso para fins em propriedades rurais. O projeto que é uma parceria entre o Insa, Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas (PATAC), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

Conheça o projeto

 

 

 

Alguns dados sobre saneamento básico no Brasil

 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA:

40 milhões de pessoas não tem água tratada em nosso país.

 

ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BRASIL:

Metade do esgoto gerado no Brasil simplesmente não é coletado e é despejado irregularmente.

 

MANEJO DE RESÍDUOS:

Mais de 4 milhões de pessoas estão vivendo em domicílio ou propriedade sem banheiro.

 

Premiação 

 

Ao final da etapa do Programa de Aceleração e após a avaliação de uma banca de profissionais do setor, até 4 (quatro) Iniciativas-Participantes serão escolhidas e premiadas com um capital-semente de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) e seguirão para a etapa de Acompanhamento com o Executor Técnico, sob a supervisão da empresa Organizadora.

 

 

 

Renally Amorim



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS