Portal do Governo Brasileiro

I Siconfor I Siconfor

 

Os pesquisadores do Insa,  Jucilene Araújo e Geovergue Medeiros, participaram no sábado, dia 21, do I Simpósio Paraibano de Conservação e Utilização de Forragem  (I Siconfor), em Areia (PB), organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus Areia. Jucilene Araújo, ministrou o Minicurso sobre Sistema de Produção de Palma Forrageira e Geovergue Medeiros, também ministrou um Minicurso sobre Conservação de Forragem de Plantas da Caatinga.

 

O I Simpósio Paraibano de Conservação e Utilização de Forragens  (I SICONFOR) aconteceu entre os dias 19 a 21 de setembro, UFPB , campus de Areia.  Dentre os palestrantes convidados participaram do evento os pesquisadores titulares do Insa Jucilene Araújo, do Núcleo de Produção Vegetal e Geovergue Medeiros, do Núcleo de Produção Animal.

 

Também participaram do I SICONFOR os pesquisadores do Insa, Elder Lira, Evaldo Félix e Thiago Aires, do Núcleo de Produção Vegetal e Carlos Trajano e Romildo Neves, do Núcleo de Produção Animal. 

 

Geovergue MedeirosGeovergue Medeiros

 

Conservação e Utilização de Forragens no Semiárido

 

O I Simpósio Paraibano de Conservação e Utilização de Forragens tratou de temas relativos à conservação de recursos forrageiros e uso sustentável da agrobiodiversidade, a necessidade de valorização dos recursos alimentares existentes na região semiárida, de espécies nativas, bem como de espécies introduzidas e bem adaptadas à região que contribuem para a alimentação dos rebanhos da região.

 

A programação foi construída de forma participativa considerando o status do conhecimento e os trabalhos desenvolvidos pelas Instituições do Semiárido, alinhadas às fragilidades, demandas e desafios da ação de conservação de forragens e à necessidade de importância do fortalecimento da temática.

 

Assim, o I SICONFOR lançou uma discussão ampla e atualizada acerca das diferentes formas de conservação de forragem e do uso na alimentação animal desses recursos, possibilitando a difusão das tecnologias já existentes, bem como a proposição de novas tecnologias, permitindo  mobilizar a comunidade acadêmica e os órgãos de extensão rural para contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva de ruminantes no Estado da Paraíba e do Nordeste.

 

Jucilene Araújo em aula de campo Jucilene Araújo em aula de campo

 

 

 
Texto: Rodeildo Clemente
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Foto: I Sincorfor


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS