Portal do Governo Brasileiro

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), através do projeto de pesquisa Sistema de Monitoramento do Semiárido Brasileiro (SIMSAB), lançará no próximo dia 18 de setembro, quarta-feira, o Portal da Desertificação: dados e indicadores do Semiárido brasileiro.

 

A plataforma que reúne um conjunto de indicadores, refletem as múltiplas relações entre a sociedade e a natureza, produzidos a partir de dados das esferas ambiental, socioeconômica e institucional. Visando assim, possibilitar o diagnóstico da suscetibilidade ao processo de desertificação da região semiárida, auxiliando na definição de políticas públicas de convivência com a região e de combate à desertificação.

 

Composta por duas aplicações, Índices de Desertificação (IDS) e Sistema de Avaliação da Desertificação (SADes), o sistema foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através de uma equipe multidisciplinar.

 

Como parte da programação de lançamento do Portal, está prevista a mesa redonda “Desertificação: compreender para poder agir”, que tem como objetivo gerar uma reflexão sobre a problemática no Semiárido brasileiro. Na ocasião, participarão do debate Bartolomeu Israel de Souza, Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Paulo Pedro de Carvalho e Ricardo Correia Lima, o últomo é o Coordenador de Pesquisa do Insa e autor da tese de doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Campina Grande, denominada de  “Sistema de Avaliação e Comparação Espacial de Processos de Desertificação no Semiárido brasileiro” que deu origem ao projeto.

 

De acordo com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD), a região semiárida, está contida no polígono brasileiro de clima semiárido e subúmido seco, vulnerável ao processo de desertificação, que é caracterizado pela degradação das terras e compromete os sistemas produtivos das áreas susceptíveis.

 

Motivado a isso, o trabalho faz referência à necessidade de ações junto à sociedade para o enfrentamento desse processo de desertificação, bem como a identificação e monitoramento das consequências do mesmo.

 

Nesse sentindo, o INSA vem reunindo esforços para melhor entender os processos de desertificação na região e organizar um sistema de monitoramento capaz de oferecer a população uma ferramenta de acompanhamento e avaliação das ações de combate à desertificação.

 

Evento de Lançamento do Portal da Desertificação: dados e indicadores do Semiárido brasileiro

Local: Sede do Instituto Nacional do Semiárido - Av. Francisco Lopes de Almeida, S/N Bairro Serrotão - Campina Grande/PB

Data e horário: 18 de setembro às 14h.

 

 

Texto: Renally Amorim



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS