Portal do Governo Brasileiro

Abertura do Fórum Abertura do Fórum

 

Durante à Visita Técnica estiveram presentes os integrantes do Fórum os Secretários da Agricultura Familiar da Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte  

 

Foi realizada na última terça-feira, dia 27 de agosto, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o  Fórum  dos Gestores e Gestoras responsáveis pelas políticas públicas de apoio a Agricultura Familiar do Nordeste, o encontro trouxe o tema “Construir, Vivenciar e Afinar Futuras Iniciativas de Pesquisa-Ação para Intervenção na Realidade no Âmbito da Agricultura Familiar no Nordeste brasileiro”.

 

A visita técnica dos gestores nordestinos contou com a presença do Secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Luiz Couto, do  Secretário da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca  de Sergipe,  André Luiz Bomfim Ferreira e o Secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre de Oliveira Lima.

 

 Também estavam presentes o Coordenador de Pesquisa do Insa, Ricardo Lima, representantes das empresas de extensão rural do Nordeste e  vários emissários da sociedade civil. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Desertificação e Agroecologia do Insa, representado pelo pesquisador Aldrin Perez em parceria com a Rede Nacional de Colegiados Territoriais, naquela ocasião representada por Márcia Dornelles.

 

Secretários de Agricultura Familiar da Paraíba e de Sergipe Secretários de Agricultura Familiar da Paraíba e de Sergipe

 

Programação do Evento

 

Os visitantes foram acolhidos na abertura da Visita Técnica com a formação da Mesa de Abertura, representada pelo presidente do Fórum, Francisco de Assis, logo após assistiram a uma apresentação sobre tecnologias sociais e educação contextualizada no campo proferida pelo historiador  Jonas Duarte, professor titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  para então se deslocarem até a Estação Experimental do Insa e participarem de vivências imersivas, que são experiências nas quais os participantes percorrem os locais das atividades de extensão rural e os complexos laboratoriais do Insa guiados por pesquisadores. Jucilene Araújo, responsável pelo Núcleo de Produção Vegetal, propôs ao grupo uma imersão nas estratégias no uso de lavouras xerófilas para produção consorciada de alimentos, madeira e forragem dentro do projeto “Conhecendo o sistema de produção de lavouras xerófilas como estratégias de segurança alimentar, forrageiras e  energéticas”.

 

O Núcleo de Produção Animal, representado pelo pesquisador Geovergue Medeiros, convidou os participantes para participarem  da imersão nas estratégias de produção animal e forrageiras nativas, por meio do Projeto “Conhecendo sistema de produção animal adaptada ao Semiárido e banco de potencial nutricional e alimentar de forragem nativa”.

 

Fabiane Rabelo, pesquisadora titular, do Núcleo de Biodiversidade trouxe aos visitantes a imersão sobre estratégias de valorização da Caatinga em Pé ao apresentar o Projeto “Conhecendo os estudos com a conservação da biodiversidade, biomóleculas, multiplicação in vitro como estratégias econômicas". Já para a vivência sobre usos de essências florestais para restauração de paisagem degradadas, os pesquisadores João Macedo e Aldrin Perez, apresentaram os Sistemas de Produção de Mudas. Para finalizar a lista de experimentos experenciados no Insa, os secretários de agricultura familiar do Nordeste presentes à visita técnica puderam conhecer as experiências de segurança hídrica e os modelos de projetos de reúso de água instalados no Insa desenvolvidos em larga escala em municipíos como São Fernando (RN) e Frei Martinho (PB), que foram apresentados pelos pesquisadores Mateus Mayer e Rodrigo Andrade.

 

O projeto de reúso de águas para fins agrícolas no Semiárido Brasileiro é uma parceria dos Núcleos de Produção Vegetal e Recursos Hídricos do Insa com as Prefeituras Municipais supracitadas.

 
Para maiores informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..b

 

Jucilene Araújo apresenta projeto sobre  a palma forrageira na Estação Experimental do Insa Jucilene Araújo apresenta projeto sobre a palma forrageira na Estação Experimental do Insa

Texto e fotos: Rodeildo Clemente 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 



 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS