Portal do Governo Brasileiro

 

 

GUSTAVO ZARIF FRAYHAGUSTAVO ZARIF FRAYHA

 

Pesquisadores do Insa/MCTIC oferecem ao público  do IV CONAPESC estande temático sobre tratamento de água e microbiologia dos solos do Semiárido brasileiro.  

 

A edição de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (IV CONAPESC), que acontece no Centro de Convenções Raimundo Asfora, em Campina Grande (PB), de 22 a 24 de agosto de 2019, apresenta como tema “Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI”. A intenção é a de provocar a comunidade, acadêmica ou não, para as possibilidades de diálogos entre o avanço tecnológico e a preocupação com a exploração de recursos naturais, a obsolescência, o consumo, a logística reversa e com temas que estão associados aos debates da sustentabilidade do planeta.

 

Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustentáveis que garantam o avanço da Ciência tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ciências no século XXI. O Coordenador-Geral de Gestão de Agências Gustavo Zarif Frayha, representou o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na conferência de abertura do evento. Durante a abertura do congresso o representante do MCTIC estava acompanhado pelo Diretor do Insa, Salomão de Sousa Medeiros. O auditório do Centro de Convenções Raimundo Asfora, em Campina Grande (PB), encontrava-se repleto de público.

 

A Coordenação de Pesquisa do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), durante o evento, por sua vez expõe permanentemente uma Mostra Científica sobre as pesquisas realizadas pelos Laboratórios de Microbiologia Ambiental do Núcleo de Solos e Mineralogia e Tratamento de Água de Esgotos.  O estante expositivo está sendo representado durante o evento pelos pesquisadores George Lambais e Érica Lambais, respectivamente, integrantes dos Núcleos de Recursos Hídricos e pelo Núcleo de Solos e Mineralogia do Instituto.

 

O Insa ainda apresentará para o público presente ao IV CONAPESC os Minicursos sobre Tecnologias de Tratamento de Esgoto para 1. Reúso Agrícola no Semiárido Brasileiro, ministrado pelo pesquisador Mateus da Cunha Mayer, no Núcleo de Recursos Hídricos do Insa, 2. Reúso de Água: Perspectivas e Desafios para a Agricultura no Semiárido, ministrado pelos pesquisadores Emanoel Lima Martins e Adriana Magalhões, do Núcleo de Rercursos Hídricos e 3. Quantificação e Monitoramento de Indicadores Microbiológicos no Controle Sanitário de Esgoto Doméstico Tratado para Reúso de Agrícola, ministrado pelo pesquisador George Rodrigues Lambais,  do Núcleo de Rercursos Hídricos.

 

O evento é uma realização do CEMEP (Centro Muldisciplinar de Estudos e Pesquisa) e da Realize Eventos Científicos e Editora. Apoio institutcional da CAPES, do CNPq, Insa/MCTIC, GrauTécnico, CFBio, SCTI/Campina Grande, FIEP, Sebrae, Uninassau/Ser, UEPB, Unipampa, IFSertãoPernambuco, IFPernambuco e UFPB.

 

Estande do Insa durante IV CONAPESCEstande do Insa durante IV CONAPESC

Texto: Rodeildo Clemente
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Fotos: IV CONAPESC e Rodeildo Clemente 
Informações
IV CONAPESC


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS