Portal do Governo Brasileiro

Seção do Cineclube Outros OlharesSeção do Cineclube Outros Olhares

O Cineclube Outros Olhares é uma inciativa do Projeto Semiárido em Tela, que pretende promover a discussão e reflexão coletiva sobre o Semiárido brasileiro.

 

No dia 27 de abril, o Projeto Semiárido em Tela do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) realizou uma seção do Cineclube Outros Olhares no Centro Municipal de Convivência do Idoso de Campina Grande (PB). A atividade foi realizada pela equipe do Núcleo de Popularização da Ciência do instituto, e contou com um público de mais de 60 idosos.

 

Na seção foi exibido o filme “5 vezes Chico, o velho e sua gente” (2015), e logo após foi promovido o debate entre os participantes sobre a transposição do Rio São Francisco, preservação e importância do rio para a população ligada diretamente a ele.

 

O Cineclube Outros Olhares é uma inciativa do Projeto Semiárido em Tela, que pretende promover a discussão e reflexão coletiva, por meio do cinema, sobre temas voltados ao Semiárido brasileiro. Desse modo, as ações itinerantes são direcionadas para um público diversificado de estudantes, professores, crianças e idosos.

 

5 vezes Chico, o velho e sua gente

 

O filme Cinco vezes Chico – o velho e sua gente é uma jornada afetiva pelas águas e pelas histórias das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco. Cinco diretores de estilos cinematográficos bem marcantes acompanham o curso do rio desde sua nascente em Minas Gerais, cortando a Bahia, correndo para Pernambuco, até sua foz entre Alagoas e Sergipe.

 

Para cada um dos 5 estados banhados pelo Velho Chico, um olhar diferente, 5 abordagens bem particulares formam um caleidoscópio de pessoas e expressões culturais, e pretende mostrar que, assim como o Velho Nilo, o irmão africano e o Ganges, na Índia, o leito do São Francisco é um fato cultural que determinou a vida e os costumes de cerca de 16 milhões de brasileiros.

 

Projeto Semiárido em Tela

 

O projeto pretende estimular por meio de oficinas de cinema, roteiro, fotografia e produção de vídeos, a divulgação de conhecimentos científicos e tradicionais sobre o Semiárido brasileiro.

 

Texto: Ermaela Cícera Freire
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Felipe Lavoratto
Com informações da Globo Filmes