Portal do Governo Brasileiro

Agricultores participam de Dia de Campo na Estação Experimental do Insa Agricultores participam de Dia de Campo na Estação Experimental do Insa

 

Na última terça-feira, dia 06 de agosto, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  (MCTIC),  abriu as portas para compartilhar saberes e práticas de convivência com o Semiárido para um grupo de 20 agricultores e agricultoras, oriundos da zona rural de Campina Grande (PB).

 

A visita fez parte da ação do Centro de Ação Cultural (Centrac), que promove intercâmbios para troca de saberes das famílias agricultoras. Na oportunidade, eles também foram à área de Caatinga conservada da Estação Experimental do Insa, onde aprenderam mais sobre o enriquecimento da floresta Caatinga e sobre as práticas de controle da erosão dos solos. Já no viveiro de multiplicação, receberam mudas e sementes de Gliricídia, Girassol Mexicano e Raquetes de Palmas, além de discutirem orientações sobre as vantagens de obterem um viveiro de plantas adaptadas e nativas nos próprios sítios.

 

Foi a partir destes experimentos apresentados pelos Núcleos de Produção Animal e Vegetal do Insa que os presentes ao treinamento relataram dados sobre a importância da visita de intercâmbio e  afirmaram que muito do que foi aprendido no curso será colocado em prática nas propriedades rurais e compartilhado com aqueles vizinhos que não puderam participar do Dia de Campo.

 

Muitos dos agricultores e agricultoras ressaltaram a importância da troca de saberes e do acesso aos conhecimentos técnicos de baixo custo de reprodução que podem ser implementados com facilidade nos territórios nos quais residem.

 

Para Carlos Trajano da Silva, pesquisador do Insa e organizador do Dia de Campo, “uma visita de intercâmbio como essa traz uma reflexão de convivência com outros espaços, inclusive abre um mundo de conhecimento técnico novo para os agricultores levarem e aplicarem nas regiões em que moram.”

 

O pesquisador ressalta que sempre  se deve levar em conta que estas pessoas residem no Semiárido há muitos anos e também possuem técnicas empíricas que podem e devem ser estudadas e replicadas pelos cientistas nas pesquisas. Carlos conclui a fala, dizendo que  “para o Insa  sempre será um privilégio receber visitas de moradores da região Semiárida na Estação Experimental, localizada em Campina Grande (PB), dentro de uma lógica de Pesquisa e Inovação de C&T aberta e receptiva, para juntos pesquisadores e agricultores desenvolverem as práticas sustentáveis necessárias para toda a região”.

 

Já Geovergue Rodrigues,  pesquisador responsável pelo Núcleo de Produção Animal do Insa, destacou que “a visita de intercâmbio teve como foco mostrar aos agricultores que existem variadas formas de convivência com o Semiárido, e abrir as possibilidades de que ao observar estes experimentos, abram-se novos horizontes de práticas agrícolas e de criação para os agricultores”. Ele também ressaltou que, “por meio dos intercâmbios, existem trocas de saberes entres os agricultores, onde cada um deles traz consigo a vivência própria do campo, experiências que aprendem na prática e no dia a dia”.

 

Salomão de Sousa Medeiros, diretor do Insa,  afirmou que é sempre uma satisfação e uma grande oportunidade para o Instituto receber agricultores para dialogar e compartilhar saberes e práticas oriundas das experiências do campo e do universo das pesquisas científicas. “Que cada vez mais, outros grupos de agricultores e agricultoras possam vir ao Insa/MCTIC para compartilharmos saberes”, convidou o diretor.

 

Texto: Rodeildo Clemente 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Fotos: Carlos Trajano 

 

Agricultores participam de Dia de Campo na Estação Experimental do Insa Agricultores participam de Dia de Campo na Estação Experimental do Insa

 

Geovergue Medeiros recepciona agricultores no Insa Geovergue Medeiros recepciona agricultores no Insa

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS