Portal do Governo Brasileiro

Escherichia coli/Imagem meramente ilustrativa Escherichia coli/Imagem meramente ilustrativa

 

Na próxima quarta-feira, dia 14, a pesquisadora Carolina Barbosa Malafaia, doutora em Ciências Biológicas, apresentará na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o seminário “A busca por princípios ativos de plantas com potencial antimicrobiano e antibiofilme: uma abordagem prática”. O evento será aberto ao público e terá início a partir das 14 horas no Auditório.

 

O público-alvo da atividade são estudantes universitários  e de pós-graduação de ciências biológicas, farmácia, química e áreas correlatas.  Existem pesquisas em desenvolvimento no Insa/MCTIC e nas instituições parceiras com o intuito de estudar o potencial antimicrobiano e antibiofilme em extratos de vegetais de plantas do bioma Caatinga.

 

Os biofilmes são comunidades biológicas com um elevado grau de organização, onde as bactérias formam comunidades estruturadas, coordenadas e funcionais. Estas comunidades encontram-se embebidas em matrizes poliméricas produzidas por elas próprias.

 

Os biofilmes podem se desenvolver em qualquer superfície úmida, seja ela biótica ou abiótica. A associação dos organismos em biofilmes constitui uma forma de proteção ao próprio desenvolvimento, favorecendo relações simbióticas e permitindo a sobrevivência em ambientes hostis. São observados na pele e mucosas de animais, nos dentes, em próteses, em elementos das indústria química, farmacêutica e alimentar, muitas vezes, causando inúmeros prejuízos.

 

Rodeildo Clemente 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Imagem: Reprodução/Site da USP

Ilustração Insa Ilustração Insa

 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS