Portal do Governo Brasileiro

Agricultura Familiar Agricultura Familiar


Na noite da última quarta-feira (3), ocorreu a abertura do 15° Fórum Regional de Gestores e Gestoras Estaduais da Agricultura Familiar no Nordeste, o evento acontece até sexta-feira (5).

 

O Núcleo de Pesquisa em Desertificação e Agroecologia do Insa (Instituto Nacional do Semiárido), Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participou do  15° Fórum Regional de Gestores e Gestoras Estaduais da Agricultura Familiar no Nordeste. O evento aconteceu entre os dias 3 a 5 de julho, em Natal (RN), e trata-se de um espaço de articulação entre secretarias estaduais para pensar políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar na região nordeste.

 

Pela sanção da lei 10.536/2019, foi criado o Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Pecafes do Rio Grande do Norte. A lei, determina que pelo menos 30% das compras governamentais de gêneros alimentício daquele Estado seja proveniente da agricultura familiar.

 

Durante o evento, o Insa apresentou subsídios de pesquisa, formação e popularização do conhecimento nas áreas de Desertificação, Agroecologia, Recursos Hídricos, Sistemas de Produção e Biodiversidade no âmbito do Semiárido Brasileiro.  Além de propor uma parceria técnica para os governos da região no que diz respeito à prestação de Assistência Técnica por meio da consolidação de convênios com os estados.

 

Segundo o pesquisador Aldrin Pérez-Marin, titular do Núcleo de Pesquisa em Desertificação e Agroecologia, esta iniciativa foi uma oportunidade para apresentar soluções interinstitucionais no campo da interface da Ciência e das Políticas Públicas contextualizadas para o desenvolvimento sustentável do Semiárido Brasileiro, a partir da filosofia que assume a semiaridez como vantagem”.

 
Texto: Ascom do Insa
 Foto: Bulldog/MDA


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS