Portal do Governo Brasileiro

V Semana POP V Semana POP

 

PESQUISADORES DO INSA INTEGRARAM OFICINAS, PALESTRAS E MINICURSOS NA PROGRAMAÇÃO

 

Foi realizada entre os dias 29 a 31 de maio, no município de Serra Talhada (PE), a 5ª edição da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido brasileiro (V SEMANA POP) organizada em uma parceria institucional pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) e o Observatório Nacional (ON). O evento, já na V Edição, originalmente é uma iniciativa da própria UFRPE, possuindo como objetivo básico promover o fortalecimento e a consolidação de ações na área de popularização e difusão da ciência, tecnologia e inovação na região semiárida do Brasil.
 
 A programação atraiu cerca de duas mil e quinhentas pessoas, alunos de nível fundamental e médio, como também os demais munícipes e ainda contou com a presença de vários pesquisadores do Insa, que agregaram valor ao evento por meio de palestras, minicursos, oficinas interativas, exposições, excursões, noites de observação astronômica e visitas técnicas.
 
Para Felipe Lavorato, representante do Insa na coordenação geral do evento “Uma  feira científica como essa é extremamente relevante, visto que os pilares de uma sociedade desenvolvida são a ciência e a educação e é o que esse evento preza em realizar. A Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro, traz a alta ciência desenvolvida no Brasil para dentro de instituições de ensino fundamental, médio e superior, colocando-a em contato com estudantes de todas as esferas.”
 
Dentre as palestras realizadas no evento, no contexto audiovisual, os pesquisadores Felipe Lavorato e Renally Amorim ficaram encarregados pela oficina de abertura denominada “Semiárido em Tela: Vivência Audiovisual”, que foi dividida em quatro partes, onde foram exploradas técnicas de produção de vídeo documentário abrangendo áreas de cinema e jornalismo. A aluna Luciana Matos, participante da Oficina Semiárido em Tela, durante V SEMANA POP relatou que   “É de suma importância que estas semanas de popularização da ciência continuem sendo realizadas e possam atingir cada pedacinho do Semiárido, possibilitando desta forma, a sensibilização dos cidadãos brasileiros”.

 

Oficina de Geotinta Oficina de Geotinta

 

PARTICIPAÇÃO DO INSA

 

Seguindo a agenda da V SEMANA POP, o dia a dia do evento foi composto por Minicursos, Oficinas e Palestras em sua maioria, ministrados por pesquisadores do Insa. Foram ofertados aos participantes os Minicursos de  1. Produção e estoque de forragens nativas e exóticas da Caatinga para alimentação animal, ministrados pelos pesquisadores Carlos Trajano e Romildo Neves (Núcleo de Produção Animal), 2. Cultivo de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, ministrados pelos pesquisadores  Evaldo Felix e Elder Cunha Lira (Núcleo de Produção Vegetal), 3. Perspectivas e desafios do uso de água residuária na agricultura, ministrado pela pesquisadora Adriana Magalhães (Núcleo de Recursos Hídricos), 4. Cactáceas: Cultivo in vitro e conservação, ministrado pelas pesquisadoras Pollyana Karla e Micheli Leite (Núcleo de Biodiversidade), 5. Experimentoteca de solos e oficina de Geotintas, ministrados pelos pesquisadores Vanessa Gomes e Alysson Lima (Núcleo de Ciências do Solo e Mineralogia), 6.  Drones: Teoria e voo e Drones: análise espacial, ministrado pelos pesquisadores Cícero Fidelis, Heithor Alexandre e Felipe Lavorato (Núcleo de Popularização da Ciência), 6. Reúso de água na agricultura: métodos analíticos para controle microbiológico, ministrado pelo pesquisador George Lambais (Núcleo de Recursos Hídricos), 7. Potencialidades do Semiárido: um diálogo da segurança alimentar animal a partir da palma forrageira, ministrado pela pesquisadora Jaqueline Oliveira (Núcleo de Produção vegetal e Popularização da Ciência), 8. Aproveitamento de água de chuva no Semiárido Brasileiro, ministrado pelo pesquisador João Paulo Simões (INSA), 9. Comunicação Imagética: Criação de projetos gráficos para comunicação em mídias ministrado pelo pesquisador Chateaubriand Almeida (Núcleo de Popularização da Ciência) 10. Conservação e Potencialidades do Gado Curraleiro Pé-duro, ministrado pelo pesquisador George Vieira (Núcleo de Produção Animal).

 

Oficina sobre forragens  Oficina sobre forragens

 

O Coordenador-Geral do evento, o professor Antônio Carlos Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ao explicar o propósito da VI Semana POP expõe que "Um país como o Brasil, que tem instituições de pesquisas de primeiro mundo e seus pesquisadores se dedicam a levar ciência para crianças, comunidades rurais, estudantes, ONGs, e população em geral, demonstra que esses pesquisadores têm amor pelo que fazem  e merecem aplausos por isso. Cada um de nós está fazendo um grande esforço para a realização desse belo acontecimento cientifico de popularização." 
 
Já para a estudante Luciana Matos, participante da Oficina Semiárido em Tela, “O INSA está de parabéns, não só por estes profissionais competentes, como também essencialmente comprometidos. A V SEMANA POP foi um evento de grande magnitude que envolveu várias instituições e conseguiu agregar a educação, a ciência e a tecnologia e, sobretudo  maximizou a popularização dessas áreas que são imprescindíveis para o desenvolvimento de um país, daí a importância do evento para o Semiárido brasileiro”
 

Coordenador Geral do Evento - Carlos Antônio Miranda Coordenador Geral do Evento - Carlos Antônio Miranda

 

 

Semiárido em Tela: Vivência AudiovisualSemiárido em Tela: Vivência Audiovisual

 

V Semana de Popularização da Ciência no Semiárido fez chover ciência no Sertão do Pajeú

Texto: Rodeildo Clemente e Larissa Dandara
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Fernando Azevedo e Pesquisadores do Insa 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS