Portal do Governo Brasileiro

Visita técnica a CS Bio EnergiaVisita técnica a CS Bio EnergiaCom o objetivo de apresentar projetos na área de Tecnologia da Informação, Especialização Inteligente e Desenvolvimento de Cidades Inteligentes, desenvolvidos pelas instituições de pesquisa do município de Valência (Espanha) e também do estado do Paraná, foi realizado entre os dias 13 e 15 de maio, na cidade de Curitiba (PR), o Workshop Study Visit RIS3,  iniciativa do Programa Europeu IUC-LAC.

 

A programação do evento agregou palestras, debates em mesa-redonda e visitas técnicas as entidades CS Bio Energia (Usina de Aproveitamento de Biogás), SANEPAR (Concessionária de Saneamento do Paraná) e também a TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná).

 

Estiveram presentes membros do Governo Estadual do Paraná, do Governo de Valencia, integrantes das instituições de pesquisa valencianas, do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), do GEF – Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, além de técnicos da Sudene, do Porto Digital (Recife), do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/ MCTIC), da Universidade Federal da Paraíba, do Governo Estadual da Paraíba e da UFERSA.

 

Na oportunidade, todos os participantes apresentaram projetos e experiências no âmbito do desenvolvimento de inovações tecnológicas visando promover o conceito de Economia Circular.

 

O pesquisador Mateus Cunha Mayer, integrante do Núcleo de Recursos Hídricos do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) esteve presente no evento e apresentou a estrutura do Instituto, as linhas de pesquisa e também os projetos desenvolvidos pelo Insa no contexto de Reuso de Águas no Semiárido brasileiro.

 

Programa Europeu IUC-LAC

IUC - LACIUC - LACO Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), de três anos de duração, almeja habilitar cidades em diferentes regiões do globo a se conectarem e a compartilharem soluções para problemas em comum. Ele faz parte de uma estratégia de longo prazo da União Europeia de fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação tanto com os setores público e privado quanto com grupos comunitários e cidadãos.

 

Através do engajamento com o IUC, as cidades terão a oportunidade de compartilhar e trocar conhecimento com suas contrapartes internacionais, construindo um futuro mais verde e próspero.

 

 

 

Texto: Dandara Araújo (Ascom do Insa)

Com informações IUC - LAC



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS