Portal do Governo Brasileiro

 
Na última quinta -feira, dia 16 de maio, foi realizado na Associação do Centro Comunitário Cabeça do Boi, no munícipio de  Pocinhos (PB), um dia de aula de campo que objetivou promover a discussão de Técnicas de Propagação e Plantio da Palma Forrageira Resistente na região Semiárida do cariri paraibano.

 

Na oportunidade, os pesquisadores do Insa/ MCTIC, Alysson Gomes do Núcleo de Recursos Hídricos e Evaldo Felix do Núcleo de Produção Vegetal contribuíram fazendo apresentações técnico-científicas ressaltando a importância da palma na segurança hídrica e forrageira para o Semiárido. A abordagem da cactácea foi voltada para a propagação pelo método do fracionamento da raquete e também formas de manejo e plantio no campo.

 

Para promover melhor difusão dos trabalhos do Instituto, foram feitas doações e distribuição de raquetes de palma forrageira resistentes à cochonilha do carmim das variedades Orelha de Elefante, Baiana e Miúda, bem como material didático impresso.

 

Na ocasião, além do prefeito Cláudio Chaves, estiveram presentes os representantes da Empaer, da Cooperativa Agropecuária Mista de Pocinhos, do Sindicato de Trabalhadores Rurais e da Associação do Centro Comunitário Cabeça do Boi. A realização do Dia de Campo foi  uma parceria do Insa com a  Prefeitura de Pocinhos e a Associação do Centro Comunitário

Cabeça do Boi.

 

A iniciativa faz parte das ações contínuas do Instituto, visando revitalizar a cultura da palma forrageira no Semiárido e beneficiar produtoras e produtores que desejam recuperar e ampliar seus campos de palma.

 

 

 

 

 

 

Ascom do Insa



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS