Portal do Governo Brasileiro

 

Nesta edição, o evento contará com o apoio efetivo da prefeitura da cidade e instituições das mais diversas como escolas, faculdades, universidades e ONGs.

 

Será realizada entre os dias 29 e 31 de maio, no município de Serra Telhada (PE), a 5º edição da Semana de Popularização do Semiárido brasileiro. Com o tema “Da terra ao céu, uma viagem sustentável”, o evento que é uma parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência, Observatório Nacional (ON/MCTIC), tem como propósito promover educação científica e tecnológica, na perspectiva da inclusão social, através de parcerias com instituições que buscam democratizar conhecimentos e estimular a geração de futuros cientistas.  

 

Os públicos-alvo do evento são: estudantes, professores de escolas públicas, gestores, técnicos de instituições públicas, organizações sociais, e comunidades tradicionais. Na programação estão previstas diversas atividades como: palestras, minicursos, oficinas interativas, exposições, excursões, noites de observação astronômica e visitas técnicas.

 

A SPCSA que já foi realizada nos municípios pernambucanos de Ibimirim e Itacuruba (2015), Floresta e Itacuruba (2016), Monteiro- PB (2017) e Paulo Afonso - BA (2018),  é uma iniciativa que mobiliza instituições públicas e da sociedade civil em torno de questões contextualizadas e de melhoria da vida das pessoas, tendo em vista, que é importante e necessário criar novos espaços de debates, análises e reflexões, de compartilhamento e de saberes, buscando o protagonismo nos processos de aprendizagem e descobrimento. 

 

Ações do Insa

 

Para edição deste ano, o Insa apresenta uma programação diversificada, que atende aos mais diversos públicos com 12 atividades, e que abrangem todas suas áreas de atuação. Dentre estão: Oficina Semiárido em Tela: Vivência Audiovisual, Minicurso Produção e estoque de forragens nativas e exóticas da Caatinga para alimentação animal, Minicurso Cactáceas: Cultivo in vitro e conservação, Experimentoteca de solos e Oficina de Geotintas, Minicurso Drones: análise espacial, palestra Conservação e Potencialidades do Gado Curraleiro Pé-duro, entre outras.

 

Inscrições

 

As inscrições para V Semana de popularização da Ciência, podem ser realizadas de forma presencial na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), que fica localizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco, do referido município. Os interessados devem se dirigir ao bloco 2 da Unidade, nos dias 14, 16 e 17 de maio no período da tarde (das 14h às 18h) e no período da noite (18h às 21h).

 

Os alunos das escolas participantes do evento e da Faculdade de Integração do Sertão – FIS, devem procurar as coordenações destas instituições de ensino, para realizarem suas inscrições.

 

Serra Talhada (PE)

 

Serra Talhada é um município localizado na Mesorregião do Sertão Pernambucano, distante aproximadamente 415 km da cidade Recife, capital do estado. Considerada a segunda mais importante cidade da região sertaneja, o município possui uma população superior a 80 mil habitantes, e é apontado como um polo em saúde, educação e comércio. 

 

Seu crescimento se deu em função de sua posição estratégica, no cruzamento das estradas de acesso Aos estados da Paraíba, Bahia e Ceará. Administrativamente o município é formado pela sede e mais 8 distritos: Bernardo Vieira, Pajeú, Tauapiranga, Caiçarinha da Penha, Logradouro, Luanda, Santa Rita e Varzinha.

 

Confira na integra a programação do evento.

 

Ascom do Insa



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS