Portal do Governo Brasileiro

 

 

Laboratório de Analises de Alimentos (LAA), unidade pertencente ao Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) realizou no dia 04 de Abril de 2019, o primeiro minicurso com duração de 5 horas, que foi intitulado “Procedimentos para realização de análises Bromatológicas de plantas nativas da Caatinga”.

 

A programação foi composta por três etapas. Acompanhados pelo pesquisador Romildo Neves do Núcleo de Produção Animal, o primeiro momento foi realizado uma demonstração técnica de como coletar as forragens dos extratos herbóceo, arbustivo e arbóreo de forma correta, visando evitar a perda da amostra no intervalo compreendido entre a coleta e o primeiro procedimento. Em seguida, foram apresentadas metodologias de análises com demonstrações específicas para cada estudo, tal como análise de Matéria Seca (MS), Matéria Mineral (MM), Proteína Bruta (PB), Extrato Etéreo (EE), Fibra em Detergente Neutro (FDN), Fibra em Detergente Ácido (FDA) e Energia Bruta (EB). No terceiro momento, foi aplicado para os participantes um questionário para verificar o grau de conhecimento adquirido.

 

 Contribuíram com o minicurso as professoras da escola técnica IEPB Campina, Vanderléa Alves e Rosa Pessoa e 20 estudantes do curso técnico em Veterinária da instituição.

 

Já no dia 25 de abril, o pesquisador Romildo Neves ministrou uma aula sobre análises químicas Bromatológicas de plantas forrageiras nativas da Caatinga. Com duração de três horas, a aula sediada no Laboratório de Análises de Alimentos (LAA), na Estação do Insa, abordou os principais procedimentos para coletas de amostras vegetais, farelos e outros ingredientes usados na alimentação animal.

 

Houve uma demonstração da pré-secagem e secagem definitiva de amostras, bem como a trituração das mesmas, determinações de Proteína Bruta (PB),  Matéria Mineral (MM), Fibra em Detergente Neutro e Ácido (FDN e FDA), Extrato Etéreo (EE) e Energia Bruta (EB).

 

Na oportunidade, estiveram presentes uma turma de 11 alunos do curso técnico em Veterinária do Instituto Federa da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande, acompanhados do professor José Henrique Souza.

 

Texto: Dandara Araújo

Edição: Rodeildo Clemente

Assessoria de Comunicação do Insa



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS