Portal do Governo Brasileiro

Palmetc Palmetc

 

Pesquisadores do Insa foram até Boa Vista (PB) para prestar assistência técnica ao Palmatec.

 

A última sexta-feira, dia 26 de abril, foi um dia animado em Boa Vista (PB), município do interior da Paraíba. Para comemorar 25 anos de emancipação política a Prefeitura Municipal   organizou o Palmatec – Boa Vista (PB) – Tradição e Tecnologia no Cultivo da Palma Forrageira.  

 

O município é considerado o maior produtor de palma da Paraíba. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 600 hectares cultivados da cactácea em mais de trezentas propriedades de agricultores familiares no estado nordestino. A cidade também é conhecida como importante produtor de queijo de coalho e de leite bovino.

 

Os pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Geovergue Medeiros, titular do Núcleo de Produção Animal e Evaldo Félix, representando o Núcleo de Produção Vegetal apresentaram as experiências de pesquisa e difusão tecnológica do Insa sobre o cultivo da palma forrageira para o público presente.

 

Os participantes também puderam  assistir as palestras sobre a “Lavoura da palma forrageira e seu uso na alimentação animal”, ministrada pelos pesquisadores Maurício Leite  da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus Garanhus e pelo agropecuarista e empreendedor rural Joaquim Pereira Dantas, da Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB), que apresentou o tema da “Experiência da Fazenda Carnaúba no cultivo da palma forrageira”. Depois das apresentações foi formada uma mesa redonda com técnicos e produtores para discutirem todos sobre os assuntos abordados.

 

Além da programação técnica, ocorreram os concursos de o Maior Cladódio de Palma e o Melhor Cortador de Palma. Os ganhadores receberam a premiação do prefeito municipal, André Gomes.

 

O evento foi coordenado por Isaias Vitorino, pesquisador na área de melhoramento genético de palma forrageira e plantas xerófilas, na Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER).

 

Gestores de municípios do Semiárido interessados em parcerias de assistência técnica, em qualquer área de atuação do Instituto, com o Insa/MCTIC podem entrar contato por meio doe-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Palma Forrageira Palma Forrageira

 

Conheça as áreas de atuação do Insa: https://portal.insa.gov.br/pesquisa 

 

Texto: Rodeildo Clemente

Imagens: Insa
 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS