Portal do Governo Brasileiro

Divulgação Divulgação

 

Os pesquisadores que compõe a rede paraibana planejam realizar ações conjuntas para conscientização da preservação dos solos em todo Semiárido do estado nordestino.

 

Na próxima sexta-feira, dia 26 de abril, em Comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril, será realizado no auditório do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),  o I Encontro Paraibano de Rede de Educação em Solos.    O encontro científico é aberto ao público, escolas e organizações sociais podem agendar excursões para conhecer os experimentos da feira.

 

Durante a manhã da sexta-feira haverá uma feira de exposição e comercialização de produtos com agricultores, artesãos, cooperativas e quilombolas, apresentação de estações temáticas com atividades da experimentoteca de solos do Insa, projetos desenvolvidos pelos Núcleos de Conservação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e  Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

As experiências com solos da região Semiárida simularão diferentes fenômenos tais como as erupções vulcânicas, que aconteceram em períodos geológicos passados, formação de rochas e minerais, exposição das distintas camadas da superfície terrestre e exposição de quadros elaborados com geotintas no Projeto Pascar.

 

No período da tarde, acontecerá a mesa redonda: quem somos e o que fazemos na construção do conhecimento da educação em solos? Com a participação dos pesquisadores  Alexandre Pereira de Bakker (Insa), Simão Lindoso de Souza (UEPB/Campina Grande), Jussara Silva Dantas (UFCG/Pombal), Roseilton dos Santos Fernandes (UFPB/Areia) e Adriana de Fátima Meira Vital (UFCG/Sumé).

 

O público-alvo do evento são alunos do ensino fundamental e médio e professores da rede pública de ensino. Gestores de escolas púbicas e privadas que queiram organizar excursões para participarem devem entrar em contato com a pesquisadora do Insa, Vanessa dos Santos Gomes, do Núcleo de Solos e Mineralogia, pelo telefone (83) 3315 6436.

 

Texto: Rodeildo Clemente

Ascom do Insa

 



 
 


 


 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS