Portal do Governo Brasileiro

Visita do representante do MDR Visita do representante do MDR

 

Serão implantados imediatamente três novos campos de reúso em municípios que serão definidos por critérios científicos e servirão para avaliação da viabilidade da replicação em larga escala pelo MDR.

 

Na última terça-feira, dia 16, o Coordenador de Projetos e Polo de Irrigação, Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Antônio Felipe Guimarães Leite, realizou uma visita técnica ao Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para conhecer o projeto de Segurança forrageira e produção madeireira em bases agroecológicas no Semiárido brasileiro.

 

Ao chegar em Campina Grande (PB), Antônio Felipe, visitou a sede do Insa e se reuniu com o Diretor, Salomão de Sousa Medeiros e os pesquisadores do Insa, Jucilene Araújo, titular do Núcleo de Produção Vegetal e Geovergue Medeiros, responsável pelo Núcleo de Produção Animal. Além dos pesquisadores Marilene Melo e Mateus Mayer. Em seguida, o Coordenador do MDR se deslocou para o município de Frei Martinho (PB), onde o Insa desenvolve o projeto que será replicado para outros municípios.

 

O projeto intitulado “Segurança forrageira e produção madeireira em bases agroecológicas no Semiárido brasileiro” tem como objetivo estudar a palma forrageira consorciada com leguminosas nativas adaptadas, irrigada com esgoto municipal tratado, visando contribuir com a segurança alimentar do rebanho e com a produção de madeira.

 

No município de Frei Martinho (PB), localizado no Seridó da Paraíba foi implantada uma Unidade de Reúso Agrícola. O projeto é uma realização do Insa em parceria com a Prefeitura Municipal, tendo financiamento do Banco do Nordeste.

 

Guimarães acrescentou que “o objetivo da vinda até a Paraíba é conhecer a experiência que o Insa está fazendo com água de reúso, irrigação e tentar multiplicar a técnica por meio de uma parceria. A ideia é a gente tentar fazer agora três novos projetos, por isso estamos conversando para averiguamos em quais locais a gente fará isso, e viabilizando esses projetos para as prefeituras. A ideia é dá segurança hídrica e forrageira, além servir de vitrine para os municípios e de multiplicador da cultural da palma forrageira na parceria Insa/MCTIC/MDR”

 

Durante a visita acompanharam o representante do MDR, o vice-prefeito de Frei Martinho (PB), Sebastião Pinto Dantas, a secretaria de agricultura, Isabelle Cristina Dantas de Souza Lima e representantes da Câmara Municipal.

 

Reunião Reunião

 

Confira o vídeo do projeto:

 

 

 Texto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)

Foto: Ascom do Insa


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS