Portal do Governo Brasileiro

Pesquisador do Insa ministrando palestra no eventoPesquisador do Insa ministrando palestra no eventoCom o objetivo de debater a reutilização de água para fins agrícolas, foi realizado no dia 10 de abril, o Workshop “Reuso de Efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto para Irrigação Agrícola”, que foi promovido e sediado no auditório da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em Brasília (DF).

 

O evento contou com a presença do pesquisador do núcleo de recursos hídricos do Insa, Mateus Cunha Mayer, que ministrou uma palestra sobre Reuso de Águas no Semiárido Brasileiro. Na oportunidade, além do sistema de aproveitamento de água de chuva (sistema complementar), foram apresentados os projetos de reuso agrícola desenvolvidos pelo Instituto em escalas familiar, comunitária e municipal.

 

Ao final da palestra, foi aberto espaço para questionamentos por parte dos presentes (técnicos, professores e estudantes) ao palestrante do Insa, onde foram esclarecidas dúvidas sobre as tecnologias de tratamento de esgoto, quanto ao seu monitoramento e qualidade do efluente final, assim como encaminhamentos para futuras parcerias para replicação desses sistemas em outras localidades do Semiárido. 

 

Codevasf

 

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. 

 

No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a empresa realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos.

 

 

Ascom do Insa

Com informações Codevasf



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS