Portal do Governo Brasileiro

Ministro Marcos PontesMinistro Marcos Pontes

Agenda do Ministro prevê uma visita às Instalações do Insa para convidados na manhã do sábado e inauguração do CTTD  na tarde do mesmo dia.

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), localizada em Campina Grande (PB), receberá amanhã, dia 13 de abril, a visita do Ministro Astronauta Marcos Cesar Pontes, para inauguração do Centro de Tecnologia de Testes de Dessalinização (CTTD).

 

Na ocasião, o ministro realizará uma visita a sede e a Estação Experimental do Insa, para conhecer de perto as instalações e as ações desenvolvidas do instituto. Logo em seguida, Marcos Pontes participará de um almoço com autoridades locais.

 

Na parte da tarde, haverá a solenidade de inauguração do CTTD, no Laboratório de Dessalinização (LABDES), que fica localizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ás 15,  o ministro deverá conceder uma entrevista coletiva a imprensa local.

 

Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD)

 

Um dos desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação é apoiar o desenvolvimento e uso eficiente da dessalinização de águas salobras e salinas. A implantação de um Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização decorrente da determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), em atendimento a Agenda dos 100 Primeiros Dias do Governo Federal, procedente da Presidência da República.

 

O Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD) apoiará na dimensão tecnológica o Programa Água Doce e outras diretrizes de processos relacionados com o universo do acesso à água no Semiárido do Brasil, permitindo expandir o acesso à água potável dessalinizada para as populações rurais difusas do Semiárido brasileiro.

 

O programa será sediado no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), terá por objetivo testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas, com intuito de prestar suporte na dimensão tecnológica, com ações e processos correlacionados à expansão do acesso à água potável, dessalinizada e purificada com foco no Semiárido brasileiro.

 

O CTTD utilizará as infraestruturas laboratoriais do Insa e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por intermédio do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES).

 

Segundo o Diretor do Insa, Salomão de Sousa Medeiros, “a implantação do CTTD é um desafio para o Insa, e nós enquanto Instituição de Pesquisa  do MCTIC nos sentimos profundamente honrados em participar de uma das principais ações dos primeiros 100 dias do Governo Federal. A gente avalia que a dessalinização de água no Semiárido chega como uma forma de contribuir com a segurança hídrica da região e, em especial, das populações rurais difusas sem acesso à água potável. A dessalinização de água mudará para melhor a vida dessas pessoas”, afirmou Medeiros. 

 

Ascom do Insa
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS