Portal do Governo Brasileiro

Logomarca Logomarca Hoje, dia 11 de março, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu sétimo ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo Insa.

 

Nesta edição de fevereiro, o boletim destaca a implantação do Centro de Testes de tecnologias de dessalinização que será instalado no Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), com objetivo de avaliar o grau de maturidade tecnológica dos dessalinizadores atualmente comercializados no país.

 

O ministro anunciou que o Centro de Testes coordenado pelo Insa em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será uma ferramenta científica para auxiliar as políticas públicas, que serão replicadas em larga escala pelo Ministério da Integração Nacional.

 

Outro ponto ressaltado no periódico foi a realização do monitoramento da água e carbono na Caatinga para subsidiar políticas públicas para região, iniciativa do Insa em parceria com o OndaCBC, que visa contribuir com o aprimoramento de estimativas relativas a mudança no uso da terra (conversão da Caatinga em pastagens e/ou áreas agrícolas) e seus efeitos nos fluxos de carbono, água e energia (evapotranspiração).

 

O monitoramento da dinâmica da água e do carbono no sistema solo-Caatinga-atmosfera acontece através de torres meteorológicas.  As pesquisas que exclusivamente voltadas para o bioma Caatinga, acompanham como esses processos são cruciais para o entendimento da ocorrência do sequestro ou emissão de carbono nesse bioma e os fluxos de água para reservatórios.

 

O boletim deste mês também destaca também a realização da oficina  de cultivo a palma forrageira,   que foi ministrada para agricultores paraibanos com o objetivo de promover troca de saberes e aumentar o suporte forrageiro das famílias agricultoras da região do Curimataú paraibano.

 

A atividade que foi uma iniciativa da Assessoria a Cidadania ao Desenvolvimento Sustentável (IDS) em parceria com o Insa, teve como mediadores os pesquisadores Elder Lira e Evaldo Felix do Núcleo de Produção Vegetal do instituto, que conduziram o encontro através da metodologia participativa, onde foi proposta uma de roda de conversa, com o intuito de trocar experiências sobre o tema.

 

Para ler estas e outras matérias do Boletim Informativo do Insa na íntegra, clique aqui.

 

 

 Texto: Dandara Araújo
(Ascom do Insa)


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS