Portal do Governo Brasileiro

 Água Potável Água Potável

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações institui o Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho.

 

Foi publicada no dia de hoje, 08 de março de 2019, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Portaria de nº 888/2019, que institui o Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Testes e Análise de Desempenho. O MCTIC elegeu como umas das prioridades para o Semiárido brasileiro o acesso à água potável por meio da tecnologia de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas. A ideia é reunir nos próximos meses, em um único banco de dados, as inúmeras informações existentes sobre as tecnologias e métodos de dessalinização.

 

Fabricantes e importadores poderão inscrever as unidades de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas a partir do dia 08 de março.

 

Os contatos poderão ser realizados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefones (83) 3315-6440, no horário de atendimento de 9:00 às 12:00h. Para maiores informações devem consultar a Portaria nº 888, de 07 de março de 2019.

 

Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD)

 

Um dos desafios da ciência, tecnologia e inovação é apoiar o desenvolvimento e uso eficiente da dessalinização de águas salobras e salinas. A implantação de um Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização decorrente da determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), em atendimento a Agenda dos 100 Primeiros Dias do Governo Federal, procedente da Presidência da República.

 

O Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD) apoiará na dimensão tecnológica o Programa Água Doce e outras diretrizes de processos relacionados com o universo do acesso à água no Semiárido do Brasil, permitindo expandir o acesso à água potável dessalinizada para as populações rurais difusas do Semiárido Brasileiro.

 

O programa será sediado no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), terá por objetivo testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas, com intuito  de prestar suporte na dimensão tecnológica, com ações e processos correlacionados à expansão do acesso à água potável, dessalinizada e purificada com foco no Semiárido brasileiro.

 

O CTTD utilizará as infraestruturas laboratoriais do Insa e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por intermédio do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES).

 

Segundo o Diretor do Insa, Salomão de Sousa Medeiros, “a implantação do CTTD é um desafio para o Insa, e nós enquanto Instituição de Pesquisa  do MCTIC nos sentimos profundamente honrados em participar de uma das principais ações dos primeiros 100 dias do Governo. A gente avalia que a dessalinização de água no Semiárido vem como uma forma de contribuir com a segurança hídrica da região e, em especial, das populações rurais difusas sem acesso a água potável. A dessalinização de água mudará para melhor a vida dessas pessoas”  

 

Confira a PORTARIA Nº 888 na íntegra

 
Texto:  Rodeildo Clemente
Foto: Fernanda Birolo, publicada originalmente no site da Embrapa Semiárido 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(83) 331564-09

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS