Portal do Governo Brasileiro

 

Na última quinta-feira, dia 21 de fevereiro, os pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa),  Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), ministraram palestras sobre Reúso da Água, na programação da I Semana de Acolhimento e Integração da Biologia, no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

 

I Semana de Acolhimento e Integração da BiologiaI Semana de Acolhimento e Integração da Biologia

Com a temática “Reuso de água na Agricultura: avanços e perspectivas para o Semiárido brasileiro”, o pesquisador George Lambais, do Núcleo de Recursos Hídricos, iniciou a palestra contextualizando o sistema de reúso com a pergunta “O que é o esgoto?”, fez uma explanação acerca da importância da utilização de fontes alternativas de água para irrigação na agricultura do Semiárido, e também sobre o tempo de sobrevivência dos patógenos encontrados nas águas residuárias  em condições ambientais do Semiárido brasileiro. Finalizou demonstrando o sistema de tratamento de esgoto em operação pelo Insa e os resultados de monitoramento dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos realizados durante um ano em famílias agricultoras na zona rural do Seridó paraibano.

 

No segundo momento, o pesquisador Alysson Lima, mestre em Manejo do Solo e Água, abordou o tema “Reúso de água para fins agrícolas: saúde do solo” agregando os métodos de avaliação e monitoramento do estado de conservação do solo com a aplicação da água de reúso, e fez considerações sobre a avaliação das espécies cultivadas e as ações de difusão e transferência de tecnologia para região semiárida do Brasil.

 

 

l Semana de Acolhimento e Integração da Biologia l Semana de Acolhimento e Integração da Biologia Já na sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a bióloga Érica Lambais, do núcleo de Solos e Mineralogia, falou sobre o "levantamento de indicadores biológicos em solos do Semiárido paraibano". Em sua fala, a pesquisadora  ressaltou a importância da caracterização e do entendimento microbiológico aliados as características e propriedades do solo do Semiárido.

 

I Semana de Acolhimento e Integração da Biologia

Com o objetivo de promover uma semana construtiva para os alunos do curso e uma recepção agradável para os calouros que estão ingressando no período 2019.1 na Universidade Estadual da Paraíba, os professores do curso de Biologia, em parceria com o Centro Acadêmico e a Coordenação elaboraram a I Semana de Acolhimento e Integração da Biologia. Na ocasião, foram realizadas palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, pelos docentes e profissionais convidados.

 

 

 

Texto e fotos: Dandara Araújo

Edição: Rodeildo Clemente

(Ascom do Insa)

 

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS