Portal do Governo Brasileiro

Com o objetivo de promover troca de saberes e aumentar o suporte forrageiro das famílias agricultoras da região do Curimataú paraibano, foi realizada na última quinta-feira, dia 07, a oficina sobre cultivo da palma forrageira resistente a Cochonilha-do-Carmim para cerca de 16 agricultores da Comunidade Arruda, localizada no município de Soledade (PB).

 

A atividade que foi uma iniciativa da Assessoria a Cidadania ao Desenvolvimento Sustentável (IDS) em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), teve como mediadores os pesquisadores Elder Lira e Evaldo Felix do Núcleo de Produção Vegetal do Insa, que conduziram o encontro através da metodologia participativa, onde foi proposta uma de roda de conversa, com o intuito de trocar experiências sobre o tema.

 

No primeiro momento, os agricultores receberam orientações de como realizar o cultivo da palma forrageira, fazer o controle de pragas, uso da adubação, irrigação e plantio.

 

Já na segunda parte da oficina, os agricultores foram a campo para realizar a implantação de uma área demonstrativa que funcionará como modelo das técnicas aplicadas, assim como propagação de raquetes sementes. Além disso, foi feita também a técnica de fracionamento dos cladódios para produção de mudas, que consiste no método de multiplicação de mudas a partir de uma só semente.

 

 

Com informações: Núcleo de Produção Vegetal
Edição: Renally Amorim (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS