Portal do Governo Brasileiro

Hoje, dia 05 de fevereiro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu sétimo ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo Insa.

 

 

Nesta edição de janeiro, o boletim destaca a viagem do ministro da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações Marcos Pontes, a Israel, em busca de novas tecnologias que possam contribuir para o tratamento da água. A visita teve como um dos seus objetivos, conhecer técnicas que possam ser avaliadas para a realidade brasileira, além de visitas a estações de tratamento de água e a empresas com atuação na área. 

 

Pontes informou que os projetos de reuso e dessalinização no Brasil serão coordenados pelo Instituto Nacional do Semiárido, e que não apenas soluções israelenses, mas também de outros países e daqui serão analisadas pelo centro, levando em consideração as propriedades de cada equipamento, tais como gasto de energia, vazão da água, custos e eficiência.

 

Outro ponto ressaltado no periódico foi a participação do diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), Salomão de Sousa Medeiros, na reunião que aconteceu no Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no dia 17 de janeiro, com os professores Antônio Celso Dantas Antonino e Rômulo Simões Cezar Menezes, para discutir as metodologias de monitoramento das unidades de reuso implantadas pelo Insa.

 

A reunião também contou com a presença dos pesquisadores do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e de Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC), rede multidisciplinar de pesquisadores nacionais e internacionais que atuam no desenvolvimento de pesquisas experimentais e de modelagem da dinâmica de água e do carbono no Semiárido do Brasil.

 

O boletim deste mês também destaca o lançamento da chamada para proposta de capítulo da publicação intitulada “Água e Agroecologia”, livro volume da coleção “Transição Agroecológica”, iniciativa da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que visa contribuir com a sistematização e reflexão pertinentes às interações entre as temáticas da Água na perspectiva da Agroecologia.

 

Poderão ser encaminhadas propostas envolvendo estudos tratando de experiências concretas e trabalhos teóricos desenvolvidos no âmbito de instituições de ensino, pesquisa, extensão, intervenção sociotécnica, e organizações da sociedade civil.

 

Para ler estas e outras matérias do Boletim Informativo do Insa na íntegra, clique aqui

 

Texto: Dandara Araújo (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS