Portal do Governo Brasileiro

O Insa promove uma aproximação com empresas e instituições do terceiro setor interessadas em parcerias que promovam as cadeias produtivas do Semiárido brasileiro.

 

Na última terça-feira, dia 22 de janeiro, o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) Salomão de Sousa Medeiros, recebeu a visita de representantes do Instituto C & A (Luciana Pereira), Porticus (Mariana Wongtschowski)  e Embrapa Algodão (Fábio Aquino). Na ocasião, foram apresentados projetos desenvolvidos pelos pesquisadores do Insa e suas aplicações no Semiárido, com ênfase no Olho N’Água, plataforma e aplicativo desenvolvido pelo instituto para monitoramento das reservas de água do Nordeste.

 

DivulgaçãoDivulgação

O Instituto C & A busca transformar a indústria da moda com parceiros de todo o mundo, repensando o setor através de projetos que incentivam a produção de algodão sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar. A organização tem programas de incentivo de uso ao algodão sustentável, de erradicação do trabalho forçado e Infantil, melhoria nas condições de trabalho na indústria têxtil, fortalecimento da moda circular e advinda das  comunidades tradicionais. 

 

Todos os projetos promovem uma reflexão sobre cultura e consumo, modelos de negócios, ciclo de vida dos produtos e implantação de condições dignas de trabalho. Na mesma vertente, a Porticus, que atua em 12 países e apoia cerca de 3 mil projetos voltados para a filantropia privada anualmente em quase 90 países demonstrou interesse em reforçar a atuação no Semiárido do Brasil.

 

O cultivo do algodão orgânico e colorido preserva a saúde tanto do solo, como do produtor, dentre os inúmeros benefícios estão a proibição do uso de defensivos químicos, as inovações tecnológicas na cultura do algodão desenvolvidas pela Embrapa Algodão, que contribuem para o avanço dos sistemas produtivos e  a busca da construção de uma sociedade sustentável.

 

Ainda durante o encontro, a representante Luciana Pereira enfatizou que no projeto Algodão Sustentável, o Instituto C & A, busca firmar parcerias com instituições voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar e do impulsionamento da disponibilidade do algodão produzido de forma sustentável no mercado nacional e internacional.

 

PROGRAMAS DO INSTITUTO C & A

Algodão Sustentável: No Brasil, estão sendo desenvolvidas estratégias de atuação para promover mudanças positivas rumo a uma indústria mais sustentável. Embora desafiador, o plantio do algodão é a principal atividade de cerca de 5.800 pequenos agricultores no Brasil. Para incentivar o algodão sustentável, é fundamental que os produtores recebam apoio para superar as barreiras existentes para o cultivo.

Trabalho Forçado e Trabalho Infantil: Promovendo trabalhos com parceiros em toda a indústria da moda para enfrentar e erradicar as causas do trabalho forçado e do trabalho infantil. Ao mesmo tempo, apoiamos as vítimas desse crime, dando a elas o apoio de que precisam para se recuperarem e prosperarem.

Condições de Trabalho: A indústria da moda emprega 1,5 milhão de pessoas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da indústria têxtil. O objetivo é fazer com que todas elas tenham vidas dignas e possam prosperar.

Moda Circular: É tempo de repensar a moda e caminhar rumo a um novo tipo de indústria. Uma indústria que use e reuse materiais seguros. Que diminua impactos negativos no meio ambiente. Que propicie trabalho digno para as pessoas que trabalham no setor e que os produtos resultantes possam ser reutilizados após seu descarte, transformando-se em novas peças.

Fortalecimento de Comunidades: Tornar a moda uma força para o bem comum. A transformação se estende às comunidades em que vivem funcionários, clientes e trabalhadores da cadeia de fornecimento da C&A.

 

Conheça o Instituto C&A: https://www.institutocea.org.br/

Conheça a Porticus: https://www.porticus.com/en/home

Conheça a Embrapa Algodão: https://www.embrapa.br/algodao


 
Texto: Dandara Araújo (Ascom do Insa)

Edição: Rodeildo Clemente

Com informações do Instituto C & A

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS