Portal do Governo Brasileiro

Considerando a disponibilidade de área para implantação de campos de cultivo, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/ MCTIC) juntamente com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizou uma visita técnica ao Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), situado na zona rural do município de Ibimirim (PE), entre os dias 10 e 12 de dezembro. O objetivo dessa visita foi avaliar a área, levantando informações necessárias para implantação de sistemas de captação e aproveitamento da água de chuva e de tratamento de esgoto para reuso agrícola.

 

Sobre o SertaSobre o Serta

Fundado em 1990, o SERTA tem atuação em 121 municípios e está representado em cinco estados da região Nordeste (PB, PE, RN, CE, AL e BA). Com foco na educação do campo, a organização formou aproximadamente 1.200 técnicos em Agroecologia. Em parceria com o Insa, o IPA desenvolveu um projeto credenciado pelo CNPq intitulado Ecolume, que possui entre suas ações relacionadas ao reuso agrícola e aproveitamento da água da chuva.      

 

Na oportunidade, os pesquisadores foram recebidos pelo diretor do SERTA Ibimirim, Sebastião Alves dos Santos, que apresentou toda a estrutura e os projetos desenvolvidos naquela área. A equipe do IPA composta por  Francinete Francis Lacerda, Eliane Noya e João Paulo apresentaram aos alunos do SERTA metodologias de gestão e monitoramento de sistemas de aquaponia e hidroponia. 

 

Já o pesquisador Mateus Cunha Mayer, do Núcleo de Recursos Hídricos do Insa,  levantou dados sobre a quantidade e a tipologia dos esgotos gerados nas diversas atividades do complexo, fazendo uso de dados quantitativos de pessoas que frequentam ou visitam o local anualmente e as áreas disponíveis para implantação dos sistemas de tratamento dos mesmos, bem como para os campos de cultivo agrícola. Além disso, o pesquisador fez o levantamento da área coberta disponível para instalação de calhas de captação da água pluvial e de espaços adequados para instalação das unidades de reservação da mesma.

 

Texto: Mateus Cunha Mayer

Edição: Dandara Araújo (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS