Portal do Governo Brasileiro

Salomão Medeiros durante abertura do eventoSalomão Medeiros durante abertura do eventoO Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido (Conadis) acontece em Natal (RN) durante os dias 12, 13 e 14 de dezembro.

 

Salomão de Sousa Medeiros, diretor do Intituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), integrou a equipe de debatedores do Painel que abriu o Conadis e discutiu o tema Ensino, Pesquisa e Extensão no Semiárido brasileiro: desafios tensões e perspectivas.  O moderador da mesa, Cidoval Morais de Sousa,  pró-reitor adjunto de pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), intermediou as falas de Antonio Guedes Rangel Junior, reitor da UEPB, José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, reitor da UERN, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo do IFPB e Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, pró-reitor de Pesquisa da UFRN.

 

Logo após a abertura foram lançadas duas cartilhas infanto-juvenis com o selo da editora do Insa 1. Hidropronia de baixo custo, organizada por Salomão de Sousa Medeiros, José Amilton Santos Junior e Hans Raj Gheyi e 2. O Caminho da Água, organizada por Salomão de Sousa Medeiros, Daniel Rodrigues Cavalcante Feitosa, Cáudia Facini Reis, Walter Alves de Vasconcelos, Luís Felipe Ulloa, Mirtes Aparecida Almeida Sousa, Aldrin Martin Perez Marin e Ana Paula Silvas dos Santos.

 

 CONADIS

 

Rozeane Albuquerque Lima Rozeane Albuquerque Lima A programação do CONADIS foi delineada de modo a promover experiências em temáticas como a convivência com o semiárido, plano nacional para conservação das aves da Caatinga, história ambiental, cultura dos sertões, agricultura familiar tecnificada, delimitação de regiões florísticas da caatinga, águas do Semiárido, uso da madeira como fonte de energia, educação no Semiárido, entre outros. 

 

São palestras, mesas-redondas, lançamento de livros, apresentações de trabalhos científicos, workshops e minicursos que estão entre as atividades que acontecerão no CONADIS. Além disso, o evento contará com o Fórum Permanente da Diversidade do Semiárido, atividade destinada a pós-graduandos, pós-graduados ou profissionais. São dois eixos temáticos e com a finalidade de promover espaços de diálogos e debates interdisciplinares.

 

 O congresso é uma realização do CEMEP - Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisa e da UFRN, com organização geral da professora Rozeane Albuquerque Lima.

Texto e foto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)
Informações:  Ascom Realize



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS