Portal do Governo Brasileiro

 

Através de práticas de estimulação dedutiva e demonstração, os temas foram abordados considerando a percepção, a vivência e os conhecimentos dos participantes.
 

Na última quarta-feira, 05 de dezembro, a equipe do Núcleo de Recursos Hídricos do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) composta pelos pesquisadores Mateus Mayer, George Lambais, Emanoel Martins, Marilene Melo e Janiele Nery, participou do 4º Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia (EEPIEA).

 

Visando a troca de conhecimentos sobre as diversas áreas de pesquisa, extensão e inovação na Agroecologia, o encontro foi sediado no IFPB Campus Picuí (PB) com o tema “Inovação como Ferramenta de Promoção Social e Desenvolvimento Regional”, e reuniu agricultores familiares, estudantes, profissionais de agroecologia e agronomia.

 

Na ocasião, os pesquisadores do Insa ministraram dois minicursos. Objetivando a compreensão sobre os sistemas de tratamento e reuso de água na agricultura familiar de base agroecológica no Semiárido, o primeiro minicurso ministrado pela manhã foi intitulado “Reuso agrícola no Semiárido” e teve como enfoque os diferentes tipos de tratamentos de esgoto, suas aplicações na região Semiárida brasileira, o controle de microrganismos patogênicos e o manejo do solo e plantas irrigadas com águas residuárias.  

 

Promovendo uma reflexão sobre a agricultura familiar e as estratégias de manejo da água para o fortalecimento da convivência com o Semiárido, o segundo minicurso ocorreu no período da tarde e teve como tema “A água e os desafios da agricultura familiar no Semiárido”. Salientando as doenças de veiculação hídrica, a proposta foi apresentar tratamentos alternativos para a água através dos recursos da Caatinga. Durante as atividades, foi realizada uma mostra de técnicas de avaliação da qualidade microbiológica da água, por meio de detecção de bactérias.

 

 4º Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia (EEPIEA)

 

 A 4° edição do EEPIEA aconteceu entre os dias 04 à 06 de dezembro, promovendo a troca de experiências e agregando conhecimento aos participantes, o evento contou com oficinas, minicursos, mesas redondas, programação cultural, palestras, lançamento de livros diversos, trilhas, curso de hipnose, a mostra fotográfica “Belezas do Bioma Caatinga” e a competição tradicional do encontro “O Master Chefe da Gôta Serena” dentro do Projeto Sabores da Caatinga.

 

Texto: George Lambais 

Fotos: Carlos Trajano

Edição: Larissa Dandara Araújo Barbosa

(Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS