Portal do Governo Brasileiro

Hoje, dia 04 de dezembro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu sexto ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo Insa.

 

Nesta edição de dezembro, o boletim destaca a realização da oficina de Planejamento da Rota da Biodiversidade – Polo Juá-Caatinga, que foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/ MCTIC), e contou com a participação de representantes do Insa, Fiocruz-MS, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, Articulação do Semiárido, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, institutos de pesquisa e comunidades tradicionais.

 

O evento objetivou a apresentação de projetos a serem desenvolvidos em rede a partir da delimitação de um polo voltado para a produção de fitomedicamentos. O roteiro da oficina baseou-se nas proposituras de definição do nome do Polo e da área de abrangência; diagnostico local e visão de futuro; construção de uma carteira de projetos e definição de comitê gestor (formado por organizações de produtores e instituições públicas e privadas associadas a cadeia produtiva), incorporou também na sua pauta, outros assuntos relevantes como integração de políticas públicas, desenvolvimento regional, saberes tradicionais, tecnologias sociais e agricultura familiar.

 

Outro ponto ressaltado no periódico foi a realização da oficina sobre manejo agroecológico de solo e reuso agrícola familiar, parceria entre o Insa e o Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas (PATAC). A temática abordada visou a conscientização através de práticas e reflexões sobre a compreensão do Solo como ser vivo e o que isto representa nas práticas realizadas pelas famílias agricultoras, que tanto poderão contribuir para conservar ou mesmo destruir o solo.

 

O boletim deste mês também destaca a participação da pesquisadora e colaboradora do Insa Tereza Helena no Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de novembro em Maceió.

 

Na ocasião, a pesquisadora apresentou o artigo “Olho N’água Plataforma Interativa de Acompanhamento dos Reservatórios da Região Semiárida”. O sistema Olho N’Água é resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio dos laboratórios Analytics e Hidráulica II, com o objetivo de compartilhar com a sociedade informações atualizadas sobre a disponibilidade de água em 452 reservatórios da região semiárida. O projeto integra o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), que reúne e disponibiliza informações econômicas, sociais, ambientais e da infraestrutura do Semiárido Brasileiro.

 

Para ler estas e outras matérias do Boletim Informativo do Insa na íntegra, clique aqui .

 

Texto: Larissa Dandara (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS