Portal do Governo Brasileiro

CNPA 2018CNPA 2018Foi realizado no período de 15 a 17 de novembro, no Campus I, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o XIII Congresso Nordestino de Produção Animal. Coordenado pelo Prof. Dr. Ariosvaldo Medeiros, da UFPB/CCA – Campus II, Areia, o evento científico é realizado anualmente pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA).

 

Nesta edição, a temática abordada foi “A Produção Animal Frente aos Desafios: Socioeconômico, Ambiental e Ético”, objetivando discutir os principais aspectos que visam à utilização plena da biodiversidade por meio de processos e/ou tecnologias limpas com responsabilidade social, ambiental e ética, desenvolvendo inovação e sustentabilidade na pecuária nordestina. 

 

Na programação além do apoio institucional, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) por meio do Núcleo de Produção Animal, realizou em parceria com a UFPB, o Simpósio Nordestino de Conservação de Recursos Genéticos Animais (RGAs) promovendo as seguintes palestras:

 

A Organização dos Criadores da Raça Curraleiro Pé-Duro – Estratégias de Consolidação de um Recurso Genético Local, pelo pesquisador do Insa, Dr. Geovergue Medeiros

 

Importância de Sistemas de Produção de Baixo Impacto Ambiental na Conservação de Recursos Zoogenéticos, pela professora Dra. Maria Norma Ribeiro - UFRPE.

 

Agregação de Valor ao Leite e seus Derivados com Base em Genótipos Locais e Tecnologias Avançadas de Processamento, pelo pesquisador da Embrapa Caprinos, Dr. Antônio Sílvio do Egito.

 

O simpósio teve participações internacionais como a do professor Dr. Juan Vicente Delgado Bermejo, Universidad de Córdoba, que apresentou a palestra “A Transformação da Raça Segureña em Genótipo Competitivo na Espanha: Uma Referência para Ovinos Nativos no Brasil” e do Dr. Javier Fernández, da Associação de Criadores de Caprinos da Raça Murciano Granadina que apresentou a palestra “Experiência de valorização da raça Murciano-Granadina na Espanha”.

 

O CNPA 2018 também agregou apresentação de trabalhos pelos pesquisadores bolsistas do Insa, George Vieira (Uso da fita métrica para estimativa do peso corporal em bovinos Curraleiro Pé-Duro), Romildo Neves (Forragens nativas da Caatinga utilizadas na alimentação animal nas mesorregiões do Sertão, Cariri e Agreste paraibano) e Carlos Trajano (Propagação vegetativa de gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp.) utilizando dois métodos de plantio).

 

O XIII CNPA teve uma programação científica de elevado nível, com a participação de representantes renomados dos mais diversos setores da área de Zootecnia. Estiveram presentes mais de 800 pessoas, incluindo estudantes, técnicos, profissionais, pesquisadores e professores das mais diversas instituições de ensino e pesquisa do nordeste brasileiro e, também, das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. 

 

 

Com informações: Geovergue Medeiros

Edição: Larissa Dandara 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS