Portal do Governo Brasileiro

Integrando as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrem desde outubro em todo o país, foi realizado entre os dias 05 e 09 de novembro na Sede e na Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), os minicursos Cultivo in vitro de plantas: aplicações em Cactáceas e Técnicas Citogenéticas e suas aplicações em estudo de cactáceas.

 

A atividade que teve como ministrantes as pesquisadoras Pollyana Karla e Lânia Alves, iniciou-se com uma breve apresentação do trabalho realizado pelo Núcleo de Recursos Genéticos e Melhoramento de Plantas, bem como da coleção científica de Cactáceas do INSA, destacando a diversidade e conservação.

 

Nos dias 06 e 07, foi ministrado o minicurso sobre Cultivo in vitro que teve como ponto central a micropropagação, que é uma técnica biotecnológica utilizada para propagar plantas dentro de recipientes contendo meio nutritivo. No primeiro dia a pesquisadora Pollyana abordou assuntos pertinentes ao tema como introdução ao Cultivo in vitro; cultivo in vitro e suas aplicações em cactáceas; etapas do cultivo: desinfestação, germinação, multiplicação e aclimatização; estrutura do laboratório; boas práticas de laboratório e meio de cultura, como também iniciou a parte prática com a produção do meio de cultura.

 

No segundo dia, os alunos deram continuidade ao processo coletando o material a ser micropropagado, e depois realizando a limpeza, desinfestação e inoculação do mesmo, visando a sua produção em larga escala.

 

Já nos dias 08 e 09, foi a vez da realização do minicurso Citogenéticas e suas aplicações em estudo de cactáceas, onde foi seguido um roteiro teórico-prático utilizando o conceito de citogenética, que consiste em um estudo relativo ao cromossomo isolado ou em conjunto, condensado ou distendido, tanto no que diz respeito a sua morfologia, organização, função e replicação quanto a sua variação e evolução.

 

Foram feitas também a coleta do material para análise citogenética; obtenção de tecido com atividade mitótica intensa; Pré-tratamento com antimitótico; Fixação das células; Estocagem do material; Realização do Pré-tratamento com antimitótico, Fixação das células e estocagem do material; Apresentação de tipos de técnicas usadas na citogenética e aplicações das técnicas de citogenética no estudo de cactáceas. Para encerramento das atividades no dia 09, foi efetuado o preparo de lâmina, com aplicação de técnicas de coloração diferencial com CMA/DAPI e Análise citogenética do material preparado pelos alunos do minicurso.

 

 

Texto e Fotos: Renally Amorim (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS