Portal do Governo Brasileiro

Hoje, dia 06 de novembro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu sexto ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo Insa.

 

Nesta edição de novembro, o boletim destaca o lançamento da Sinopse sobre Agricultura Temporária do Semiárido brasileiro 2017. Com o objetivo de difundir informações e possibilitar conhecimento das principais características da atividade agropecuária na região, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), lançou uma Sinopse, a partir das informações extraídas do Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo IBGE. A publicação contém dados sobre lavouras temporárias e informações sobre culturas agrícolas cultivadas na região, quantidade produzida, área colhida e produtividade. 

 

As sinopses fazem parte de um esforço institucional, que é a implantação do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), e objetiva reunir e disponibilizar informações econômicas, sociais, ambientais e da infraestrutura instalada na região semiárida.

 

Outro ponto ressaltado no periódico foi a entrega de duas minibibliotecas para utilização da população do município de Sairé (PE). A iniciativa faz parte do projeto “Lendo é que se faz”, que é uma parceria entre o Insa e a Embrapa tendo por finalidade levar educação contextualizada através de livros sobre práticas agrícolas sustentáveis, meio ambiente, segurança alimentar e agroindústria familiar adaptados à realidade do Semiárido brasileiro.

 

A ação contou com a participação de vários professores e alunos da rede municipal de ensino, que receberam com entusiasmo as obras literárias. Para a professora Deise Bezerra, o Projeto só tem a contribuir para educação e incentivo à leitura dos alunos da comunidade.

 

O boletim deste mês também destaca a participação do Insa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) 2018, que ocorreu em todo o Brasil durante o período de 15 a 21 de outubro. O evento, que teve como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades” visa aproximar a Ciência e Tecnologia da população, possibilitando eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica. 

 

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC). Na Paraíba, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), atua como um dos organizadores do evento, promovendo ações descentralizadas em pontos como, escolas públicas, universidades e em sua própria Sede e Estação Experimental, localizadas em Campina Grande (PB). 

 

Para ler estas e outras matérias do Boletim Informativo do Insa na íntegra, clique aqui.

 

 

Texto: Larissa Dandara Araújo Barbosa (Ascom do Insa)
                                                                                                    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS