Portal do Governo Brasileiro

Entrega das minibibliotecasEntrega das minibibliotecas

 

Buscando levar educação contextualizada através da distribuição de minibibliotecas do “Projeto Lendo é que se Faz”, com livros sobre práticas agrícolas sustentáveis, meio ambiente, segurança alimentar e agroindústria familiar adaptados à realidade do Semiárido brasileiro, foi realizada ontem, dia 30, a entrega de duas minibibliotecas para utilização da população do município de Sairé (PE).

 

A ação que aconteceu no turno da manhã, contou com a participação de vários professores e alunos da rede municipal de ensino, que receberam com entusiasmo as obras literárias. Para professora Deise Bezerra o Projeto só tem a contribuir para educação e incentivo à leitura dos alunos da comunidade. “A leitura é algo que a gente tem que ir plantando e alimentando, e para nossa alegria o Insa juntamente com a Embrapa vem contribuir com o nosso acervo, através do Projeto “Lendo é que se faz”. Pois muitos dos nossos livros ficam pelo caminho e quantidade de obras tende a diminuir. Então ações como esta leva esperança de dias melhores para esses leitores, e a possibilidade de mudança da realidade dos mesmos”, explicou Deise.

 

Uma das minibibliotecas irá ficar disponível na Escola Municipal São Miguel acessível a todos os alunos da cidade, e a segunda integrará outro projeto já existente, intitulado “Kombi da Leitura”, que atende principalmente aos alunos e público interessado da zona rural do município.

 

 Oficina 1: Comunicação imagética: Ilustração de Caráter Regional Oficina 1: Comunicação imagética: Ilustração de Caráter Regional A iniciativa desta distribuição é uma parceria entre Insa, Embrapa e Prefeitura de Sairé (PE), através das secretárias de Educação e Agricultura, que é um importante passo iniciar o trabalho de educação contextualizada para o Semiárido.

 

“Através da prática no campo surgirá a motivação para os alunos buscarem na leitura o conhecimento necessário para concretizarem os objetivos. Nosso papel fundamental é divulgar através da Embrapa, Insa e outros parceiros, o projeto “Lendo é que se faz”, porque entendemos que é através dessa ação e da dinâmica que vamos associar o estímulo da leitura a prática”, ressaltou Claudia Mara, colaboradora do Insa e Coordenadora do Projeto.

 

O “Projeto Lendo é que se faz” do Insa, teve inicio quando foi selecionado para receber uma Minibiblioteca da Embrapa Informação Tecnológica em 2015, onde foi contemplado no ano seguinte com mais 30 Minibibliotecas. Em dezembro de 2016, o Insa começou a mapear em parceria com o Centrac (Centro de Ação Cultural), PROCASE (Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú) e IDS (Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável) Comunidades Rurais e escolas de Ensino Fundamental aptas a receberem as bibliotecas. 

 

 Oficina 2: Comunicação imagética: Fotografia com light paint Oficina 2: Comunicação imagética: Fotografia com light paintDando continuidade as atividades, no turno da tarde, cerca de 40 alunos participaram de duas oficinas de Comunicação Imagética, ministradas pelos pesquisadores Chateaubriand Almeida e Felipe Lavorato do Núcleo de Popularização da Ciência do Insa. A Oficina 1 de Ilustração de Caráter Regional, contou com uma explanação teórica acerca da criação de desenhos a partir de formas geométricas, como também incluiu o processo criativo coletivo, onde os alunos juntamente com o pesquisador Chateaubriand Almeida, construíram desenhos pertencentes a região semiárida.

 

A Oficina 2, coordenada pelo pesquisador Lavorato, abordou temas como estética, o poder da comunicação através da imagem e representatividade do Semiárido, por meio destas. A atividade foi seguida de uma prática, onde os estudantes puderam utilizar a técnica fotográfica Light Paint (longa exposição que registra o movimento de uma imagem luminosa) que permite fazer desenhos com pinceis de luz. Na ocasião, os participantes retratam a região onde vivem através de figuras características do lugar.

 

 

Texto e Fotos: Renally Amorim (Ascom do Insa)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS