Portal do Governo Brasileiro

 

Os dados fazem parte do Censo Agro 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

 

Com o objetivo de difundir informações e possibilitar conhecimento das principais características da atividade agropecuária na região, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), lança hoje uma Sinopse, a partir das informações extraídas do Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo IBGE.

 

A publicação contém dados sobre lavouras temporárias (áreas plantadas ou em preparo para o plantio de culturas de curta duração, que necessitassem, geralmente de novo plantio após cada colheita), e informações sobre culturas agrícolas cultivadas na região, quantidade produzida, área colhida e produtividade. 

 

A sinopse faz parte de um esforço institucional, que é a implantação do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), e objetiva reunir e disponibilizar informações econômicas, sociais, ambientais e da infraestrutura instalada na região semiárida.

 

Ainda será lançada a sinopse com dados referentes aos Produtores da região semiárida que são resultados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE.

 

Censo Agropecuário 2017

 

O Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país. Visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira.

 

Enquanto as pesquisas mensais e trimestrais sobre agricultura e pecuária disponibilizam dados referentes ao Brasil, grandes regiões e Unidades da Federação, os resultados do Censo Agro são referidos a municípios e a localidades, permitindo agregações e análises de diferentes recortes territoriais, como unidades de conservação ambiental, terras indígenas, bacias hidrográficas, biomas, assentamentos fundiários, áreas remanescentes de quilombos, e etc.

 

O Censo Agropecuário utilizou como período de pesquisa de outubro de 2017 à fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão se encontrar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, entre outros.

 

Acesse aqui o Resumo e a Sinopse Completa sobre Agricultura Temporária no Semiárido brasileiro 2017.

 

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
Com informações:   IBGE



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS